Buscar

De que maneira podemos associar a mecânica a cinemática e a dinâmica, a ideia de movimento ?

💡 2 Respostas

User badge image

Gui Alp SS

Quando a matéria está em estado de movimento, ela acumula energia cinética.
0
Dislike0
User badge image

Jhon

(i) Se você sabe Cálculo comece por aqui:
A mecânica newtoniana se resume basicamente em resolver a equação de Newton:

$$\vec{F}_R=m\dfrac{d^2\vec{r}}{{dt}^2}$$

Uma equação diferencial de segunda ordem, que tem duas constantes a serem determinadas. Podemos encontrar essas constantes dadas a posição inicial $\vec{r}_0$ e a velocidade inicial $\vec{v}_0$ da partícula, essas são as chamadas condições iniciais. Com isso, encontramos a função da posição da partícula $\vec{r}(t)$. Através dessa função e do uso de algumas operações do Cálculo, podemos encontrar todas as outras variáveis dinâmicas do problema, como velocidade, aceleração, força resultante, trabalho, energia, momento linear e angular... pois essas grandezas são funções da posição (e talvez da velocidade também). Sendo assim, a importância em descrever o movimento de uma partícula é que de posse da função da posição dela, e das condições iniciais, podemos prever o seu futuro, daí o porquê a mecânica newtoniana ser deterministica, diferente da mecânica quântica que é probabilística.


(ii) Se você não sabe Cálculo esquece o que está escrito acima e começa a ler aqui:
De forma qualitativa, a mecânica newtoniana se preocupa em encontrar a função que descreve a posição da partícula em função do tempo. Se encontrarmos isso, saberemos determinar todas as outras variáveis dinâmicas, como força resultante, trabalho, torque, energia, momento linear e angular... Resumidamente, se soubermos a onde a partícula estava e pra onde ela está indo, saberemos determinar o futura dela. A cinemática é o ramo da Física que descreve os movimentos, sem se preocupar com a causa deles. A dinâmica descreve as causas e modificações dos movimentos (forças). E como disse antes, para determinarmos tudo isso, precisamos somente da função da posição da partícula.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais