Buscar

Qual exame é indispensável para o diagnóstico da hanseníase? Qual manejo necessario?

💡 2 Respostas

User badge image

Bio Anne

O A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa e crônica na qual pode-se levar a incapacidades. Acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo apresentar-se como uma doença sistêmica comprometendo articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.
Por ser uma doença de grande importância para a saúde pública, o Programa Estadual de Controle da Hanseníase desenvolve ações a fim de orientar a prática nos serviços de saúde visando um atendimento de acordo com todos os princípios do SUS e Diretrizes do Ministério da Saúde.
A Hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo Território Nacional e de investigação obrigatória. Assim, que o caso for diagnosticado deve ser notificado utilizando-se a ficha de notificação e investigação do Sistema Nacional de Agravos de Notificação/SINAN, retiradas na Assessoria de Hanseníase por ser uma ficha pré-numerada no Tocantins. A equipe deve monitorar os pacientes por meio do Boletim de Acompanhamento dos Casos de Hanseníase mensalmente, os mesmos devem ser retirados pelos digitadores e preenchido pela equipe de saúde que atende o paciente.
 
Os principais sinais e sintomas da doença são:

Manchas esbranquiçadas (hipocrômicas), acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade (a pessoa sente formigamentos, choques e câimbras que evoluem para dormência - se queima ou machuca sem perceber);

Pápulas, infiltrações, tubérculos e nódulos, normalmente sem sintomas ;

Diminuição ou queda de pêlos, localizada ou difusa, especialmente sobrancelhas;

Falta ou ausência de sudorese no local - pele seca.

Diagnóstico:
O diagnóstico de caso de hanseníase deve ser realizado na Unidade Básica de Saúde, pelo profissional médico da estratégia saúde da família, pois ele é essencialmente clínico.
O profissional médico realiza o diagnóstico por meio do exame dermatoneurológico, ou seja, através da inspeção da pele e palpação dos nervos periféricos, onde é identificado lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos (sensitivo, motor e/ou autonômico). Os exames realizados para confirmação diagnóstica são os testes de sensibilidade Térmica (quente e frio – com uso de tubo de ensaio), Tátil (uso de algodão) e Doloroso (alfinete de costura com ponta fina e romba ou agulha de insulina).
Se necessário para auxiliar na classificação operacional do caso pode-se  solicitar alguns exames complementares, como por exemplo: esfregaço intradérmico, biópsia de pele ou nervo, eletroneuromiografia.
Tratamento:
O tratamento é ambulatorial e utiliza os seguintes esquemas terapêuticos padronizados.  Rifampicina, Dapsona e Clofazimina acondicionados em 4 (quatro) tipos de ca de caso de hanseníase é essencialmente clínico e epidemiológico, realizado por meio do exame geral e dermatoneurólogico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.
1
Dislike0
User badge image

Simone Ravagnani

Na verdade, o diagnostico para hanseniase é basicamente clinico, em que voce testará a sensibilidade térmica, tátil e dolorosa da mancha

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais