Buscar

Como extrair os óleos essenciais?

💡 3 Respostas

User badge image

Professor Júnior

Óleos voláteis, ou óleos essenciais, são produtos obtidos de partes de plantas por meio de destilação por arraste com vapor d'água. Existem muitos métodos que variam de acordo com a localização do óleo volátil na planta e com a proposta de uso dele. Os principais métodos são: Enfloração, Destilação, Hidrodestilação, Arraste por vapor d'água, prensagem a frio, extração com solventes e extração por fluidos supercríticos.  

2
Dislike0
User badge image

Ana Paula G. Lopes

O sistema de arraste por vapor d’água e/ou destilação a vapor é o método mais utilizado e viável economicamente para extração de óleos vegetais. A água é aquecida em um balão volumétrico sobre uma manta aquecedora que entra em ebulição, os vapores de água resultantes desse processo são conduzidos sob pressão em direção a outro recipiente, onde se encontra o material vegetal. O calor do vapor faz com que as paredes celulares se abram. Dessa forma, o óleo que está entre as células evapora junto com vapores de água e os voláteis são conduzidos em direção ao condensador que vai para o tubo de resfriamento; em seguida, o óleo é coletado em um recipiente. Por serem mais leves, os óleos essenciais ficam concentrados sobre a camada de água, podendo ser facilmente separados.No caso das produções de pequena escala, emprega-se o aparelho de Clevenger.

1
Dislike0
User badge image

herman orellana gallardo

Tuuuu en en la Instagram y en país en la el país
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais