Buscar

Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade, é uma medida de proteção, sendo que essa atribuição de quem?

Consta no Estatuto da Criança e do Adolescente que as medidas de proteção devem ser aplicadas quando os direitos que constam no ECA forem ameaçados ou transgredidos, por ato ou falha da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou excesso dos pais ou responsáveis ou ainda em razão do próprio comportamento da criança ou adolescente. A partir disso, analise as sentenças a seguir:

 

I- Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade, é uma medida de proteção, sendo que essa atribuição compete à autoridade judiciária ou ao Conselho Tutelar, dependendo do grau de intervenção necessária.

 

II- Outra medida de proteção que pode ser aplicada refere-se à orientação, apoio e acompanhamento temporário por programas implantados para este fim, sendo que o programa deve estar cadastrado no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente- CMDCA.

 

III- Obrigatoriedade de matrícula e frequência escolar em estabelecimento oficial de Ensino Fundamental também é exemplo de medida de proteção a ser aplicada. Entretanto, há impedimento para que a medida se estenda para a inclusão de crianças na Educação Infantil e adolescentes no Ensino Médio.

 

IV- Requisição de tratamento médico, em regime hospitalar ou ambulatorial não é exemplo de medida de proteção.

 
 

💡 7 Respostas

User badge image

Danieli Dalla Vecchia

I e II são verdadeiras.
5
Dislike0
User badge image

Jaíne Ferreira

I e II são verdadeiras
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais