A maior rede de estudos do Brasil

a formação do profissional de Língua Portuguesa


Toda a comunicação interação humana ocorre sob a forma de textos. Neles, é possível identificar uma estrutura e uma função. Em outras palavras, há como identificar um ou mais tipos (classificados por questões linguísticas e estruturais), bem como identificar gêneros textuais ou discursivos a que tais textos pertencem (estabelecidos em virtude do contexto em que são produzidos, do público a que se destinam, da finalidade com que são produzidos, do meio por onde circulam, etc.). Desse modo, sobre tipos e gêneros textuais, analise as seguintes afirmações, avaliando se são verdadeiras ou falsas:

 

( ) São exemplos de gêneros textuais: a narração, a descrição e a dissertação, pois são tipos relativamente estáveis de enunciados. 

( ) Os gêneros textuais ocorrem onde surge uma nova situação social de interação, adaptando-se aos diversos contextos comunicativos.

( ) Por se ligarem a uma situação comunicativa, que se modifica de contexto para contexto, há muito mais tipos textuais do que gêneros discursivos.

( ) Os diversos gêneros textuais são constituídos por tipos de textos, ou seja, os textos que utilizamos apresentam estruturas pré-estabelecidas, repetidas nos variados gêneros.

 

 

A sequência correta é:


Letras, Pedagogia

UNIASSELVI


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes