Buscar

sobre o movimento queremista e o fim do Estado Novo, analise as seguintes afirmativas:

1.O queremismo foi a última tentativa de Getúlio Vargas de se manter no poder, estimulando seus apoiadores a se manifestarem nesse sentido.

O queremismo foi um movimento popular, estimulado por Vargas, que pedia a continuidade de Getúlio Vargas no governo, mas que não teve o êxito desejado de imediato.

III. O queremismo foi apoiado pelos comunistas e por seu líder Luís Carlos Prestes, mesmo tendo sido perseguido e preso durante o Estado Novo.

IV. A principal força a favor do queremismo veio dos militares, que, durante o regime do Estado Novo, estiveram ao lado do governo dispostos a defendê-lo.

💡 2 Respostas

User badge image

Silvana Freitas

segue o restante da pergunta:

Questão 3/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea

Atente para o seguinte excerto de texto: 

Vargas afirma compreender que ‘a força dentro do povo estava numa ideia muito simples. É que o povo, no seu presidente, via-se a si mesmo colocado no governo’ [...] De todo modo, a campanha popular, que veio a denominar-se queremismo, [...] representa um reforço à ideia que há, desde 30, uma identidade essencial – rompida em 1945 – [...] entre o povo e o ex-presidente”. 


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEVERO, G. E. História, memória e interpretação do Brasil no discurso presidencial brasileiro do século XX: Os casos de Getúlio Vargas e Fernando Henrique Cardoso. Tese de Doutorado em História. Instituto de História, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006. p. 196. 


1
Dislike0
User badge image

Iago Carlos Cunha da Silva

falta restante da pergunta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais