A maior rede de estudos do Brasil

Quando os dados se referem a múltiplas variáveis quantitativas, é possível exibir múltiplos gráficos...

de dispersão entre pares dessas variáveis, duas a duas. No software estatístico R, isto pode ser feito com a função gráfica pairs(). Adiante apresentamos um output típico da função pairs() quando aplicada a quatro variáveis quantitativas de um determinado conjunto de dados.

 

 

 

Figura 4: Múltiplos gráficos de dispersão entre as variáveis de USArrest

Fonte: Elaborada pelo autor.

 

A respeito deste output típico da função gráfica pairs() do software estatístico R, para a exibição de múltiplos gráficos de dispersão entre variáveis quantitativas, analise as afirmativas a seguir e assinaleV para a(s) Verdadeira(s) e

para a(s) Falsa(s). 

 

I. ( ) O gráfico de y = Murder versus x = Assault mostra uma tendência de aumento de Murder para um aumento de Assault.

II. ( ) O gráfico de y = Murder versus x = UrbanPop mostra uma grande dispersão dos pontos sem uma tendência clara de subida ou descida.

III. ( ) O gráfico de y = Murder versus x = Rape mostra uma tendência de aumento de Murder para um aumento de Assault, porém com uma dispersão dos pontos um pouco maior que para o caso de y = Murder versus x = Assault.

IV. ( ) Como são quatro variáveis quantitativas (Murder, Assault, UrbanPop e Rape), então ao total são 12 gráficos de dispersão, de cada uma delas contra as outras três.

( ) a) V, V, V, V.

( ) b) F, V, V, V.

( ) c) V, V, V, F.

( ) d) F, V, F, V.

( ) e) F, V, V, F.

Estatística Aplicada

ANHANGUERA EAD


7 resposta(s)

User badge image

GREED Brisa

Há mais de um mês

V, V, V, V.

V, V, V, V.

User badge image

Igor Guedes

Há mais de um mês

Resposta Correta:   

V, V, V, V.

 


Feedback da resposta: Resposta correta. A sequência está correta. O gráfico de y = Murder versus x = Assault de fato mostra uma tendência de aumento de Murder para um aumento de Assault, assim como gráfico de y = Murder versus x = UrbanPop mostra uma grande dispersão dos pontos sem uma tendência clara de subida ou descida. O gráfico de y = Murder versus x = Rape mostra uma tendência de aumento de Murder para um aumento de Assault, porém com uma dispersão dos pontos um pouco maior que para o caso de y = Murder versus x = Assault e, como são quatro variáveis quantitativas, então ao total são 12 gráficos de dispersão, de cada uma delas contra as outras três.


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes