Buscar

O que significa a expressão do filósofo Paulo Ghiraldelli: “a filosofia é a desbanalização do banal”?

O que significa a expressão do filósofo Paulo Ghiraldelli: “a filosofia é a desbanalização do banal”?

Escolha uma:

Significa que a filosofia propõe o debruçar-se sobre as questões ordinárias e corriqueiras da vida, lançando sobre elas um novo olhar, um estranhamento capaz de coloca-las no horizonte do extraordinário.

Significa que a filosofia não se ocupa com questões simples e corriqueiras da vida, mas com aquelas que são consideradas complexas e que exigem uma capacidade crítica acima da média.

Significa que por trás das aparências (aquilo que é banal e provisório) existe uma essência (aquilo que é extraordinário e permanente) que deve ser acessada pelo pensador.

Não significa nada, afinal, aquilo que é banal não se desbanaliza jamais.

💡 4 Respostas

User badge image

Ideias Pedagógicas

Uma das possibilidades da filosofia é o encanto a partir de coisas corriqueiras do cotidiano. Uma de suas vocações é lançar um novo olhar sobre as coisas ordinárias, trazendo-as para a dimensão do extraordinário.

A resposta correta é: Significa que a filosofia propõe o debruçar-se sobre as questões ordinárias e corriqueiras da vida, lançando sobre elas um novo olhar, um estranhamento capaz de coloca-las no horizonte do extraordinário.

3
Dislike0
User badge image

Pedro Diniz

Significa que por trás das aparências (aquilo que é banal e provisório) existe uma essência (aquilo que é extraordinário e permanente) que deve ser acessada pelo pensador.

0
Dislike2
User badge image

Thiago Ballestero

O capetão está certo.

O Pedro está errado.

Em seu canal no Youtube, o filósofo explica que sua filosofia se concentra na aparência dos objetos, estes ordinários, não se preocupando , a priori com grandes maquinações e backstages, o que é típico de sua escola filosófica, o pragmatismo americano e de Nietsche.

A preocupação com transcender a aparência dos objetos em filosofia é observado na obra de outros filósofos e em outras escolas, como Platão(a alegoria da caverna é a superação da aparência mediatizada pelo filósofo, responsável por trazer as pessoas à essência) e Marx ("Se as coisas pudessem ser entendidas por suas aparências, não haveria motivo para haver ciência).

A própria ideia de que a filosofia deve ir a essência é banal, é por isso que alguns filósofos provocam nesse sentido.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais