Buscar

O que caracteriza a perspectiva ética de Richard Rorty?

O que caracteriza a perspectiva ética de Richard Rorty?

Escolha uma:

O ser humano é uma rede de crenças, desejos e emoções, sem nada por detrás dela – nenhuma substância ou essência. Dessa forma, comportamento ético é apenas comportamento adaptativo – agir de modo semelhante, em circunstâncias similares, ao modo dos outros membros da comunidade relevante para o indivíduo.

A ação ética se modifica e desenvolve à medida em que cresce o aprendizado social e as pessoas vão moldando novas formas de vida em sociedade e organização social, na busca de melhoramento constante da vida humana.

Os valores éticos, as virtudes éticas não são definidas racionalmente, mas fazem parte da essência de Deus e são comunicadas ao ser humano mediante a revelação divina.

A ética de Rorty é primariamente social — e é através da relação comunitária com Deus e a Igreja que a pessoa consegue alcançar o estado de graça e, assim, fazer a vontade de Deus no plano ético.

💡 1 Resposta

User badge image

Ideias Pedagógicas

Para Rorty, o comportamento ético é adaptativo, o que põe tal perspectiva num horizonte pós-metafísico, já que, para ele, tal comportamento não é guiado por leis ou regras de caráter transcendental.

A resposta correta é: O ser humano é uma rede de crenças, desejos e emoções, sem nada por detrás dela – nenhuma substância ou essência. Dessa forma, comportamento ético é apenas comportamento adaptativo – agir de modo semelhante, em circunstâncias similares, ao modo dos outros membros da comunidade relevante para o indivíduo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais