Buscar

Qual das seguintes afirmativas expressa um dos três grandes momentos de conflitividade entre filosofia e religião?

Qual das seguintes afirmativas expressa um dos três grandes momentos de conflitividade entre filosofia e religião?

Escolha uma:

Quando cientistas tiveram de disputar com filósofos e líderes religiosos o direito de dizer a verdade e o prestígio social proveniente desse direito.

Quando o Cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano e a Igreja assumiu o controle da produção do saber legítimo, resultando numa predominância da teologia sobre a filosofia.

A partir da Modernidade, em que os interesses teológicos na busca pela verdade predominaram sobre os interesses filosóficos.

A Idade Média, caracterizada pelos movimentos de secularização da sociedade, e a paulatina ascensão da ciência sobre a filosofia e a teologia.

💡 2 Respostas

User badge image

Ideias Pedagógicas

A oficialização do Cristianismo no contexto do Império Romano, que acaba protagonizando a Igreja no controle da produção do saber legítimo e a predominância da teologia sobre a filosofia, marca um dos três grandes momentos de conflitividade entre filosofia e religião.

A resposta correta é: Quando o Cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano e a Igreja assumiu o controle da produção do saber legítimo, resultando numa predominância da teologia sobre a filosofia

1
Dislike0
User badge image

Alex Delarge

Olha, todas as quatro opções remontam a um certo nível de conflito. A primeira opção, quer se falar sobre os cientistas da Modernidade, principalmente pela figura de Galileo. Entretanto, o grande pensador da modernidade é Descartes. Mas, qual o problema disso? O problema disso é que o próprio Descartes, embora com o predominio do cogito, dava-se primazia ao conhecimetno de Deus! Pelo método conseguiriamos conhecer a Deus, e isso fica muito claro nas Regras para direção do espírito.


A letra B, embora interessante, não está correta. Isso pq o Cristianismo ganhou sua força como formulada na qquestão apenas no Séc. IV, lembrando que o Império Romano (como demonstra a questão) teve fim no séc. I, d.c, ou seja, antes dessa força do Cristianismo. Por sua vez, o império romano BIZANTINO durou até o séc. XV, aqui com importância o cristianismo, mas a filosofia era importante, afinal, a própria concepção teológico-filosófica de S. Tomás de Aquino com base nas premissas aristotelicas (ou seja, aristotélico-tomistas como se diz).


A letra c é pelo contrário. Apesar da incidência - ainda - da teologia, passa a ser a razão quem domina tudo, e a própria modernidade se inicia num período pós-Reforma protestante, ou seja, apesar da igreja ainda manter suas forças, esta é reduzida abruptamente.


A letra D está incorreta, pois é justamente na idade média que a Igreja e a teologia ganham ainda mais forças.


Se tivesse que apostar em uma opção, tenderia pela letra A


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais