Buscar

Modelo Solow

Explique por que razão, no modelo de Solow, sem crescimento populacional e sem progresso técnico, há um limite ao produto agregado e ao nível de renda por trabalhador, para uma dada taxa de poupança. Descreva o impacto de um aumento na taxa de poupança, explicando por que razão gera uma aceleração temporária do crescimento e possibilita um nível de produto por trabalhador mais elevado no steady state, sem contudo determinar um processo de crescimento sustentado dessa relação.

💡 1 Resposta

User badge image

Sandra Rojas

Um aumento na taxa de poupança, o valor de s passa para s’, faz com que a curva sy se desloque  para cima passando para s’y. Dado um certo nível de capital k*, o investimento por trabalhador, após o aumento da taxa de investimento, será maior que o montante necessário para manter constante o capital por trabalhador (K/L), e portanto, se reinicia um aprofundamento do capital. Esse aprofundamento ocorre (aceleração temporária do crescimento) até o ponto em que s’y=(n+d)k e o estoque de capital por trabalhador aumenta para k**. O nível mais elevado de capital por trabalhador estará associado a um maior produto per capita. No entanto, nesse novo estado estacionário, o crescimento cessa por completo, por isso, considera-se que não é sustentável o processo de crescimento.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais