Buscar

queria na verdade comparar as respostas que já fiz no ambiente, através das respostas de quem já fez e foi corrigida a prova

1. A Coordenação Pedagógica de uma escola de ensino fundamental está organi-zando o trabalho de apoio e suporte que deve oferecer para alunos incluídos na Educação Especial. Para tal, deve pensar nas adaptações que deverá oferecer para alunos com:

a) ( ) transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

b) ( ) deficiências intelectuais.

c) ( ) deficiências físicas e intelectuais, sensoriais, com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

d) ( ) deficiências físicas e sensoriais.

e) ( ) deficiências físicas e intelectuais.


2. Sobre a Educação Especial, é INCORRETO afirmar que

a) ( ) desde a sua origem, a educação especial se caracteriza por uma perspectiva inclusiva, em que se consideram as necessidades educacionais específicas da cri-ança.

b) ( ) se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência, prefe-rencialmente em escolas regulares, ou em ambientes especializados.

c) ( ) o trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e o da sala de recursos multifuncionais busca promover condições de aprendizagem da criança com deficiência.

d) ( ) o projeto pedagógico da escola deve articular a educação comum e a edu-cação especial, buscando atender às necessidades dos educandos.

e) ( ) durante muito tempo, a educação especial foi oferecida em instituições es-pecializadas, escolas especiais e classes especiais, em substituição ao ensino co-mum.


3. A base da educação inclusiva é considerar a deficiência de uma criança ou de um jovem como mais uma das muitas características diferentes que os alunos po-dem ter e, sendo assim, respeitar essa diferença e encontrar formas adequadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno. Portanto, a escola inclusiva:

a) ( ) determina que os alunos sejam selecionados segundo certas caracte-rísticas, tanto em termos de aprendizagem escolar como de conduta.

b) ( ) considera o desenvolvimento do ato de ensinar tendo como base as seme-lhanças entre os alunos.

c) ( ) promove a organização de seus alunos em turmas pelo seu desempenho es-colar.

d) ( ) deve organizar-se pela pertinência de seus protagonistas aos critérios que a definem.

e) ( ) pressupõe que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento, independentemente de qualquer caracte-rística peculiar que apresentem ou não.


4. Uma professora com deficiência física participou do processo seletivo para lecionar numa escola de ensino fundamental. Foi aprovada nas provas e na entrevista a diretora alegou que não poderia contratá-la porque sua deficiência prejudicaria o trabalho em sala de aula. Essa atitude da diretora revela:

  a) ( ) Uma atitude que defende os direitos da pessoa com deficiência.

b) ( ) Uma atitude correta para garantir o direito dos alunos à educação.

c) ( ) Uma visão de neutralidade em relação à questão da deficiência.

d) ( ) Uma atitude de proteção à integridade da professora.

e) ( ) Uma visão preconceituosa sobre a questão da deficiência.

5. Um sistema educacional orientado pelo modelo inclusivo deve matricular

a) ( ) crianças com deficiência em escolas especiais.

b) ( ) crianças com deficiência em programas de saúde.

c) ( ) crianças com deficiência em classes especiais.

d) ( ) não deve matricular crianças com deficiência em suas escolas.

e) ( ) todas as crianças em escolas regulares, frequentando classes comuns.


6. A escola inclusiva tem origem no princípio ideológico e filosófico da normaliza-ção, que defende para as crianças com deficiência, condições de vida iguais ou similares com as dos demais membros da sociedade. A ideia da normalização, entende não tornar o indivíduo normal, mas que o mesmo possa participar da vida social, inclusive da escola. Por escola inclusiva, que atenda ao princípio ideológico de normalização, entendemos uma escola: 


  a) ( ) inovadora, onde alunos com deficiência são excluídos do ambiente escolar e das atividades pedagógicas complementares.

    b) ( ) segregadora, onde o sistema educacional ofereça transferência dos alunos com deficiência para projetos sociais.

    c) ( ) excludente, onde o gestor educacional tenha que encaminhar a matricula do aluno com deficiência para escola especial.

    d) ( ) com oportunidades iguais para todos os alunos, sem adaptações curriculares, onde todos os alunos passem pelo o mesmo processo avaliativo.

    e) ( ) com adaptações curriculares, novas organizações na estrutura escolar e oferecimento de atendimento especializado, fora do horário escolar, para a pessoa com deficiência.


7. O preconceito pode ser definido como uma atitude:

  a) ( ) desfavorável e positiva dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.

b) ( ) nem favorável nem desfavorável, pois depende do tipo de preconceito que está sendo mencionado.

c) ( ) favorável e positiva dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.

d) ( ) desfavorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.

e) ( ) favorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.


8. (Concurso Público Secretaria Municipal de Educação SME). O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que visa eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades especificas. Tal serviço é realizado em um espaço físico denominado:


  a) ( ) Sala de leitura.

    b) ( ) Laboratório de informática

    c) ( ) Sala de recursos multifuncionais.

    d) ( ) Pátio

    e) ( ) Sala de orientação e mobilidade.


💡 2 Respostas

User badge image

Lânia Leticia Farkas Cheloni

1) R: "C" - deficiências físicas e intelectuais, sensoriais, com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

2) R: "A" - desde a sua origem, a educação especial se caracteriza por uma perspectiva inclusiva, em que se consideram as necessidades educacionais específicas da criança.

3) R: "E" - pressupõe que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento, independentemente de qualquer caracte-rística peculiar que apresentem ou não.

4) R: "E" - Uma visão preconceituosa sobre a questão da deficiência.

5) R: "E" - todas as crianças em escolas regulares, frequentando classes comuns.

6) R: "E" - com adaptações curriculares, novas organizações na estrutura escolar e oferecimento de atendimento especializado, fora do horário escolar, para a pessoa com deficiência.

7) R: "D" - desfavorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.

8) R: "C" - Sala de recursos multifuncionais também conhecida por SAED ou ainda AEE.


1
Dislike0
User badge image

betina lima

As dificuldades encontradas não são fracasso nem caminho sem saída; elas nos levam a firmar a esperança na luta por uma vida sem obstáculos intransponíveis. Foi o que aconteceu com Cristo, no trajeto da Paixão, culminando com Sua morte na cruz. Em todo o caminho, Ele passou por diversos atos de humilhação.

0
Dislike1

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais