Buscar

Qual o conceito de fábrica do futuro?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Rodrigues

Não sei
0
Dislike0
User badge image

Reginaldo Menezes

Prezada Amanda, segue de forma completa a explicação para o termo fábrica do futuro e as principais tendências.


(Extraído)

A fábrica do futuro é um conceito que descreve a evolução dos processos de produção em um contexto marcado pelo uso de recursos tecnológicos variados. ... 4ª Revolução Industrial: iniciada no começo do século 21, com a conversão de tecnologias inteligentes.

O que é a fábrica do futuro?

A fábrica do futuro é um conceito que descreve a evolução dos processos de produção em um contexto marcado pelo uso de recursos tecnológicos variados. Entretanto, não é de qualquer tecnologia que estamos falando, mas sim de sistemas baseados em Inteligência Artificial e processamento de dados.

Esses avanços transformaram a indústria, levando à sua 4ª revolução. Veja como ocorreu esse progresso:

  • 1ª Revolução Industrial: teve início com o surgimento da máquina a vapor, em meados do século 18;

  • 2ª Revolução Industrial: foi marcada pela expansão da eletricidade, na metade do século 19;

  • 3ª Revolução Industrial: ocorreu a partir da segunda metade do século 20, com a automação industrial;

  • 4ª Revolução Industrial: iniciada no começo do século 21, com a conversão de tecnologias inteligentes.

Mas quais são as tecnologias usadas pela fábrica do futuro? Entre as tendências que já estão em funcionamento na área, vamos destacar 4. Confira!

Robô colaborativo

O robô colaborativo é um mecanismo desenvolvido para auxiliar o funcionário por meio da automação. O objetivo é favorecer a execução de tarefas, melhorando a produtividade e a condição de trabalho do operário.

A ideia é que o robô auxilie o colaborador, realizando alguma função muito mecânica, fazendo cálculo ou análise em tempo real ou suprindo uma 'deficiência' humana pontual.

Fábrica virtual

A realidade aumentada criou a ideia da fábrica virtual, que pode ser acompanhada em tempo real por meio de uma projeção holográfica. Aplicada aos óculos chamados de HoloLens, essa tecnologia vem para trazer mais eficiência à indústria — e já está sendo usada no Brasil!

Uma aplicação possível dos óculos de realidade aumentada é o apoio na resolução de problema técnico. Diante de uma questão operacional, um especialista pode orientar a manutenção mesmo à distância. Assim, um técnico pode avaliar a situação remotamente, obtendo uma imagem projetada do equipamento.

A realidade aumentada abre outras possibilidades, como a simulação ou projeção que pode ser adotada com diferentes propósitos — otimizando, principalmente, a realização de teste.

Exoesqueleto

Podemos descrever o exoesqueleto como uma extensão do corpo humano. Na fábrica, ele pode ser usado pelo trabalhador na hora de executar alguma atividade desconfortável ou que exija um esforço maior. Ou seja, oferece mais bem-estar e segurança.

A primeira empresa a adotar essa solução na América Latina foi a Fiat, na unidade instalada em Betim (MG). A equipe aprovou a novidade, que promete melhorar a produtividade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes