Buscar

Descreva quais são os elementos de Estado e responda: é possível que um Estado exista sem algum destes elementos presentes? Justifique.

💡 1 Resposta

User badge image

Victória Augusta

Elemento Humano, composto pela população (quantidade demográfica daquele local, contanto até os turistas), o povo (possui direitos políticos, à votar e ser votado e exercer a cidadania) e a nação (vínculo cultural). Dentro deles possui a naturalidade, sendo primaria (indivíduo nascido no território - jus solis - ou com ascendentes - jus sanguinius - é considerado nato do país) e secundária (indivíduo de outra nacionalidade se naturaliza no país através de um ato de vontade, tempo vivido no pais e pela idoneidade - ficha limpa).

O Elemento Geográfico é através do território (solo, subsolo, espaço aéreo, mar territorial e águas internacionais). Dentro deles possui a zona contígua (direito de soberania, fiscalização e defesa), zona economia exclusiva (exploração de riquezas) e a plataforma continental (exploração do leito do mar até o subsolo marítimo).

O Elemento Poder é através do poder político pela soberania (autoridade suprema).

Na formação do Estado, poderia faltar um desses elementos (no conceito geral) mas para Jorge Miranda, esse conceito é ideal, no qual todos os elementos tem que existir para se estabelecer o Estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais