Buscar

Com relação aos direitos fundamentais, como por exemplo o direito à vida e à propriedade, é possível afirmar que todos são absolutos? Explique.

💡 4 Respostas

User badge image

Neilane Figueiredo

SIM, PERFEITAMENTE


0
Dislike0
User badge image

Rafael Gogola

Tais direitos fundamentais não são absolutos, pois, em caso de conflito entre eles, a decisão concreta terá de mitigar, em alguma medida, um ou outro direito fundamental a fim de encontrar a solução mais adequada ao caso concreto.

0
Dislike0
User badge image

Mônica Maria Araújo

É garantido a todos o direito à vida e à propriedade, portanto não há direitos absolutos, em relação à vida, esta, pode ser cerceada em período de guerra declarada (art. 5º, XLVII) assim como a propriedade pode ser perdida se não atender sua função social, esta função em relação a área urbana está expressamente prevista no artigo 182,§2º, da CF/88 e da propriedade rural, encontra-se no art. 186 da CF/88. há também outras restrições , como a desapropriação descrita no art.5, XXIV da CF/88, por necessidade ou utilidade pública ou interesse social, nestes casos o particular é obrigado a entregar a sua propriedade e receberá uma indenização justa, prévia e em dinheiro. A constituição também permite à autoridade competente utilizar propriedade particular nos casos de iminente perigo público (art. 5º, XXV), mas o proprietário só será indenizado posteriormente, se houver dano. Cito ainda, a desapropriação-sanção, em que o particular sofre uma sanção por fazer mal uso de sua propriedade, a desapropriação urbana prevista no art.182.§4º.III, da CF/88 e a desapropriação rural consta no art. 184 da CF/88, em ambos os casos o proprietário será indenizado. Em situações em que a propriedade é utilizada para a prática de crime, pode ser esta retirada do seu titular sem pagamento de qualquer indenização: a desapropriação- confisco (art. 243 da CF/88).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais