Buscar

Considerando o atual estágio do direito empresarial no Brasil, explique a teoria da empresa, cuja matriz é italiana, apontando o seu embasament legal?

Respostas

User badge image

Jonilson Vilhena Martins

A Constituição da República estabelece a competência privativa da União para legislar sobre direito comercial (ou empresarial)

 Em termos legislativos, podemos asseverar que a teoria da empresa, calcada na definição de seu sujeito e, via conexa, da atividade que este desenvolve, ancorou-se no art. 2082 do Código Civil italiano, que possui a seguinte redação: "Art. 2082. (Empresário). É empresário quem exercita profissionalmente atividade econômica organizada para o fim da produção ou troca de bens ou de serviços".  [13] Nosso direito, por sua vez, determina seu pleno apego ao direito peninsular ao consagrar a teoria da empresa e definir o empresário em seu art. 966, cuja redação é conveniente reproduzir: "Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços".  [14]

2
Dislike1
User badge image

Daniele Goncalves

De acordo com o CC em 1947, adota o conceito de empresa/empresário, pois, para a doutrina dominante o que imposta é a organização da atividade produtora de bens e ou serviços e não somente a ativada comercial como anteriormente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina