Buscar

Explique a articulação glenoumeral?

💡 5 Respostas

User badge image

Victor Lima

A articulação glenoumeral é uma das articulações associadas à cintura escapular que permite uma ampla gama de movimentos do membro superior. A articulação do ombro (articulação glenoumeral) é a articulação mais flexível do corpo humano. Graças aos seus numerosos ligamentos e músculos ela é também uma articulação em bola-e-soquete bastante forte e fisicamente poderosa (articulação esferoidal). A articulação do ombro consiste na cabeça umeral e no soquete (cavidade glenóide). O soquete é parte da lâmina do ombro (escápula/omoplata) e é alargado pelo labrum glenoidal, um “lábio” de fibrocartilagem. A cápsula articular que envolve completamente a cavidade é reforçada por diversos ligamentos (coracoumeral, glenoumerais).

2
Dislike0
User badge image

Aliel Magg

Essa é a principal articulação do ombro. No âmbito mecânico, ela tem amplos graus de liberdade de movimento e é instável.Entre outras diferenciações físicas das demais articulações do ombro, a articulação glenoumeral é constituída por uma cabeça do úmero – osso do braço – e uma cavidade articular pouco profunda, a cavidade glenóide, localizada na lateral da escápula. A escápula é um osso fino que forma a parte dorsal da cintura escapular. entre as estruturas que formam as articulações do ombro, o chamado lábio glenoidal é uma estrutura fibrosa que reveste o perímetro da cavidade glenóide. Como principal função, ele aprofunda a articulação, criando como consequência à maior estabilidade do sistema.

Cabe destacar que a extrema mobilidade da articulação glenoumeral é alcançada em sacrifício da estabilidade, fato que ocorre em uma relação direta. 

A cápsula articular, que envolve toda a articulação, não é uma estrutura rígida. Isso torna possível uma separação significativa das faces articulares durante o movimento do ombro.



2
Dislike0
User badge image

Click Modas

articulação do ombro ou articulação glenoum é uma articulação sinovial que envolve uma articulação entre a fossa glenoide e escápula e a cabeça do úmero, do tipo bola e soquete.Devido a uma interface limitada entre o úmero e a escápula, essa articulação é a que possui maior liberdade de movimento no ser humano. É suportada por pequeno conjunto ósseo e principalmente por tecidos moles, tais como, músculosligamentos e cápsula articular.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais