Buscar

Controles na Administração Pública

Respostas

User badge image

Maria da Conceição Fraga Alves

Controles na Administração Pública

Controles na Administração Pública

  1. Painel
  2. Meus cursos
  3. Controles na Administração Pública
  4. Módulo 3
  5. Questionário 3

Iniciado emsexta, 24 abr 2020, 21:18EstadoFinalizadaConcluída emsexta, 24 abr 2020, 21:52Tempo empregado33 minutos 57 segundosAvaliar20,00 de um máximo de 20,00(100%)

Questão 1

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

Marcar questão

Texto da questão

São atribuições do Ministério Público junto ao TCU, exceto:

 

a. Promover a defesa da ordem jurídica, requerendo, perante o TCU, as medidas de interesse da Justiça, da Administração e do Erário.

b. Comparecer às sessões do tribunal e dizer de direito, verbalmente ou por escrito, em todos os assuntos sujeitos à decisão do TCU.

c. Interpor os recursos permitidos em lei.

d. Votar junto aos colegiados do TCU nos momentos do julgamento das contas dos gestores. "correta"

Feedback

Sua resposta está correta.

Revise na Aula 3, capítulo 2, as competências do Ministério Público junto ao TCU.

Questão 2

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

Marcar questão

Texto da questão

Em relação ao responsável pelo controle externo em cada esfera de poder, assinale a opção correta.

 

a. Nos Municípios, o titular do controle externo é o Tribunal de Contas do Estado, exceto no caso das municipalidades sediadas em estados onde haja Tribunal de Contas dos Municípios ou do Município.

b. Nos Municípios, Estados e União, o titular do controle externo é o Congresso Nacional, porque esse órgão legislativo se reveste de representatividade completa da sociedade brasileira.

c. Nos Estados, o titular do controle externo é a Assembleia Legislativa, que conta com apoio técnico do respectivo Tribunal de Contas Estadual. "correta"

d. Na União, o titular do controle externo é o Congresso Nacional, que o exerce com apoio técnico da Controladoria-Geral da União.

Feedback

Sua resposta está correta.

Vimos na Aula 3 que o titular do controle externo é sempre o órgão do Poder Legislativo da respectiva unidade federativa. Reveja os conceitos abordados no capítulo 1.

Questão 3

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

Marcar questão

Texto da questão

Em relação às atribuições do TCU e do Congresso Nacional, assinale a opção correta.

 

a. Ao TCU compete julgar as contas de gestores de recursos públicos federais, inclusive do Presidente da República.

b. O TCU pode realizar auditorias por iniciativa própria ou de órgãos do Poder Legislativo. "correta"

c. O TCU deve solicitar ao Congresso Nacional autorização para realizar auditorias e inspeções em órgãos federais em geral.

d. O Congresso Nacional também pode julgar contas de gestores públicos federais, exceto as do Chefe do Poder Executivo.

Feedback

Sua resposta está correta.

Revise as competências do TCU tratadas no capítulo 2 da Aula 3.

Questão 4

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

Marcar questão

Texto da questão

Acerca das competências e funções do Tribunal de Contas da União (TCU), assinale a opção correta.

 

a. Ao julgar as contas dos gestores públicos, o TCU materializa atribuição inerente a órgão do Poder Judiciário.

b. Ao desempenhar uma auditoria, o TCU executa a função corretiva.

c. Ao expedir um entendimento sobre boas práticas de gestão, o TCU pratica a função de ouvidoria.

d. Ao apreciar as contas do Presidente da República por meio de parecer prévio, o TCU exerce a função consultiva. "correta"

Feedback

Sua resposta está correta.

As funções e competências do TCU foram tratadas no capítulo 2 da Aula 3.

Questão 5

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

Marcar questão

Texto da questão

Em relação ao controle externo orçamentário-financeiro, marque a única opção correta.

 

a. Seu titular é o Poder Legislativo, que compreende o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras de Vereadores, mas o órgão que o exerce é o respectivo Tribunal de Contas.

b. Seu titular é o Tribunal de Contas, mas o órgão que o exerce é a Casa Legislativa respectiva (Congresso Nacional, Assembleia Legislativa ou Câmara Municipal, conforme o caso).

c. Seu titular é o Tribunal de Contas, que o exerce com auxílio da Casa Legislativa respectiva (Congresso Nacional, Assembleia Legislativa ou Câmara Municipal, conforme o caso).

d. Seu titular é o Poder Legislativo, que o exerce com auxílio técnico dos Tribunais de Contas.  "correta"

Feedback

Sua resposta está correta.

Reveja a parte introdutória da Aula 3.

Questão 6

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

Marcar questão

Texto da questão

Quatro Estados da federação (Bahia, Ceará, Goiás e Pará) criaram a figura dos Tribunais de Contas dos Municípios. Sobre esses, assinale a opção incorreta.

 

a. São órgãos da estrutura do estado federado, ou seja, são órgãos colegiados estaduais responsáveis por julgar as contas dos governos dos Municípios em seu território.

b. Diferem dos Tribunais de Contas dos Estados, pois esses julgam as contas dos governos estaduais e, também, municipais.

c. São órgãos da estrutura da administração municipal, pois só essa pode julgar as contas referentes à gestão dos Municípios, com auxílio das Câmaras Municipais. "correta"

d. Em cada um dos estados da Bahia, Ceará, Goiás e Pará, existem dois órgãos técnicos de controle externo na estrutura estadual: o Tribunal de Contas Estadual e o Tribunal de Contas dos Municípios, cujas competências não se sobrepõem.

Feedback

Sua resposta está correta.

Verifique o capítulo 1 da Aula 3.

Questão 7

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

Marcar questão

Texto da questão

Sobre as funções e a organização do Tribunal de Contas da União (TCU), avalie os itens a seguir e escolha a alternativa verdadeira.

 

a. Ao TCU compete julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, estadual e municipal.

b. Realizar, por iniciativa exclusiva da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, de Comissão técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

c. Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município. "correta"

d. Apurar denúncias apresentadas exclusivamente por partido político, associação ou sindicato sobre irregularidades ou ilegalidades na gestão pública.

Feedback

Sua resposta está correta.

Conhecemos as competências do TCU no capítulo 2 da Aula 3.

Questão 8

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

Marcar questão

Texto da questão

Em relação ao funcionamento do Tribunal de Contas da União (TCU), assinale a opção incorreta.

 

a. Ao Ministério Público junto ao TCU compete promover a defesa da ordem jurídica, requerendo, perante o TCU, as medidas de interesse da Justiça, da Administração e do Erário, bem como promover junto à Advocacia-Geral da União as medidas necessárias ao arresto dos bens dos responsáveis julgados em débito.

b. No âmbito da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) do TCU, funcionam as diversas unidades técnicas que realizam trabalhos de fiscalização e de instrução processual, subsidiando as decisões proferidas pelo Tribunal de Contas da União.

c. O responsável que tiver suas contas julgadas irregulares poderá ficar impedido de candidatar-se a cargo eletivo, por decisão da Justiça Eleitoral.

d. As decisões oriundas do TCU são tratadas no âmbito de processos administrativos, portanto a aplicação dos princípios inerentes aos processos judiciais é dispensável ou optativa, a exemplo dos princípios da legalidade, da ampla defesa e do contraditório. "correta"

Feedback

Sua resposta está correta.

Recomendamos que reveja o capítulo 2 da aula 3.


1
Dislike1
User badge image

Rafael Oliveira

A finalidade do controle da Administração Pública é assegurar que a mesma atue em conformidade com os princípios que lhes são impostos pelo ordenamento jurídico, como por exemplo, os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-administrativo/controle-da-administracao-publica/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina