Buscar

como a politica da lei antidrogas pode ser eficaz na reinserção do individuo na sociedade ?

💡 2 Respostas

User badge image

Alex Sandro Volkoff Strahovski

ESSA PERGUNTA E DE CUNHO PESSOAL E NAO DOUTRINARIO VAI DEPENDER DO LADO QUE VOCE ESTA NO QUE ADUZ A REFERIDA POLITICA.

1
Dislike0
User badge image

Tatiene Ramos

O nosso ordenamento, além de punir a pessoa pelo delito praticado, ele descreve que esta mesma pessoa deve ser reintegrada à sociedade, de modo que esta reintegração é percebida como uma possibilidade de levar ao apenado as condições que ele retorne à sociedade, sem necessitar regressar ao mundo do crime.

A integração social do apenado é buscada pela execução penal, já que ela é fundada na teoria mista ou eclética. Esta teoria possui a natureza retributiva da pena, ou seja, não requer somente a prevenção de delitos, mas também a humanização do apenado (punir pelo delito e humanizar para não delinquir novamente).

É a partir desta ideia que percebemos que não há como separar a punição da humanização, pois estas se completam e buscam uma melhora dos apenados, pois conforme a Criminologia Crítica, uma pessoa que vive em conflito com as regras de uma sociedade capitalista não possui condições de ser ressocializada e volta a conviver em sociedade. Deve-se esta ideia, pois aquelas pessoas que vivem em conflito com a legislação são aquelas que saem, mas acabam retornando ao sistema penitenciário.

Neste sentido, deve-se destacar o trabalho do apenado, o qual o levará a busca de valores morais e bens materiais, pois o oferecimento de cursos profissionalizantes acaba com um problema cultural e outro profissional, pois temos a concepção de que a pessoa não possuía uma formação e por não haver outra saída, elas foram para a criminalidade. Deste modo, o trabalho aparece para resgatar a dignidade humana dos apenados, constituindo uma formação para o apenado, assim como para os seus familiares e para os profissionais que irão trabalhar diariamente com este apenado.

No entanto, não só o trabalho irá ajudar o apenado em sua ressocialização, mas também os estudos e uma profissionalização ou aperfeiçoamento de sua profissão, pois quando esse apenado voltar a conviver em sociedade, ele poderá dar continuidade aos seus estudos (caso não tenha concluído enquanto cumpria pena) ou poderá dar início a sua nova profissão, pois de acordo com levantamento realizado no ano de 1996 pela Pastoral Carcerária no Brasil, cerca de 87% (oitenta e sete por cento) dos apenados brasileiros, não possuíam o 1º grau completo, o que leva a sociedade a pensar que TODOS os apenados são analfabetos.

Neste sentido, é extremamente importante que a ressocialização, realizada através dos estudos, da profissionalização e do trabalho, juntamente com a assistência à saúde e a religião, obtenham êxito, pois é a partir desse trabalho de recuperação que o apenado será reintegrado a sua comunidade e terá consciência de que ele deverá se adequar as regras e obterá valores e que estará pronto para retornar à sociedade (é o que se espera).


1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais