Buscar

direito constitucional ii

Uma reportagem publicada em um jornal televisivo de alcance nacional denunciou um grave esquema de fraude em licitações para a construção da nova Câmara Legislativa do município ZZZ. Por iniciativa de seus integrantes, foi instaurada Comissão Parlamentar de Inquérito que determinou, dentre outras medidas, a quebra de sigilo bancário de dois assessores parlamentares para investigar essas denúncias. De acordo com o entendimento atualmente majoritário em nossa jurisprudência, e segundo o disposto no texto constitucional, a decisão tomada pela CPI municipal está correta?

💡 1 Resposta

User badge image

Luís Antônio

Boa tarde, segue abaixo sua resposta, se gostou deixa seu like que eu já deixei o seu aqui.


R-Não, as Câmaras Municipais embora possam instaurar CPIs para a investigação de fatos determinados ligados a sua competência fiscalizatória não é possível determinar a quebra de sigilo bancário. Isto porque tal ato decorre de transferência de poder do Judiciário para o Legislativo e, como sabemos, os municípios não possuem Judiciário próprio.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Direito constitucional II

Direito Constitucional II

ESTÁCIO

User badge image

Emerson Silva

Materiais relacionados