Buscar

quais características diferenciam Direito e a moral?

💡 3 Respostas

User badge image

Paulo Roberto Dos Santos

O Direito é bilateral, enquanto a moral é unilateral: Essa distinção relaciona-se ao fato de que o Direito, ao conceder direitos, da mesma forma impõe obrigações, sendo pois uma via de mão dupla. Já a moral não, suas regras são simplificadas, impondo tão somente deveres, e o que se espera dos indivíduos é a obediência as suas regras

1
Dislike0
User badge image

luiz fernando alves nunes

o direito é bilateral em quanto a moral é unilateral.

0
Dislike0
User badge image

Fred Barbosa

Direito: Bilateral, coletivo. Sistema de normas que regulam a vida social. Sem sociedade não há Direito, sem o Direito não há sociedade. Onde há sociedade há conflitos, as morais, diferentes entre si, entram em conflito porque os interesses são diferentes. A pessoa é um sujeito de direitos mas tem deveres por isso diz-se que o Direito e a moral trabalham porque buscam entre si a paz social mediante sanções das ofensas através das normas impostas pelo sistema jurídico ou ciência jurídica mais conhecida por Direito. Por exemplo, você não deve ficar com coisa achada porque existe uma Lei que diz que você deve procurar o dono e devolver. ( em um prazo de até 15 dias ou será considerado crime definido como apropriação de coisa achada ).

Moral: Unilateral, Subjetiva, cada indivíduo tem sua moral própria. O conjunto das qualidades éticas de uma pessoa que determinam a sua conduta e o seu caráter. Caráter, é a personalidade formada, o agir habitual de cada indivíduo. Esta qualidade é única de cada pessoa, trata-se do conjunto formado pela sua índole e a sua natureza. Os valores e a moral definem as ações, o procedimento e comportamento de cada um. Por exemplo, a felicidade é subjetiva. Cada um a aprecia a seu modo.

A moral e o direito quando trabalham juntas mostram que não se trata apenas do valor material ou patrimonial de um bem alheio mas do conjunto dos valores abstratos do bom procedimento social e dos bons costumes que são bens tutelados na doutrina jurídica quando se fala de convivência social.

Frederico Barbosa - Direito, Unime - Salvador

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais