Buscar

Diferença entre corrupção ativa e corrupção passiva?

💡 3 Respostas

User badge image

Cirlen Martins

Se a corrupção ativa tem a ver com o ato de oferecer a compensação ilícita, então a modalidade passiva está relacionada com o ato de receber essa compensação. Esse tipo de corrupção é cometido pelo agente público corrompido. Um exemplo para deixar esse crime bem claro: um juiz que insinua que você “pague um cafezinho” para ele, a fim de que ele acelere a análise de seu processo na justiça.
3
Dislike0
User badge image

Pedro Henrique Rocha da Costa

Na corrupção ativa um particular oferece ou promete ao agente público a vantagem indevida. Na corrupção passiva o agente público recebe ou solicita a vantagem indevida.
3
Dislike0
User badge image

Felipe Coutinho

Ativa: Cometida por agente que busca o resultado da corrupção, este é o que corrompe e tem um interesse no resultado da corrupção.

Passivo: Agente recebedor da vantagem financeira ou qualquer que o faça ter um ganho, vantagem no intuito de deixar defazer, não fazer, fazer "vistas grossas" para o que tem por dever fazer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais