Buscar

assinale a alternativa correta sobre as características da filosofia política de Tomás de Aquino:

Tomás de Aquino, fundador da Escolástica, buscava introduzir o pensamento aristotélico junto ao cristianismo. A partir da leitura do livro Filosofia Política, assinale a alternativa correta sobre as características da filosofia política de Tomás de Aquino:

AÉ dever do Estado a administração da política, mas cabe à Igreja assegurar que a finalidade da política, o bem comum na esfera pública, ocorra mediante a participação direta da Igreja nos negócios do Estado.

BTomás de Aquino busca resgatar os princípios comunitários do cristianismo primitivo e defende a democracia como a melhor forma de governo, inspirada na democracia direta ateniense.

CConsidera o homem como um animal político, mas um animal que pode desvirtuar-se e corromper-se. A tirania estaria justificada como necessária para se controlar as paixões humanas para reestabelecer a normalidade nas relações políticas.

DA distinção entre cidade terrena e cidade de Deus. As leis terrenas foram dadas por Deus. A vida em comunidade inicia-se no plano terreno e só se realiza no plano metafísico.

EA separação entre os elementos terrenos e os elementos divinos. Cabe à Igreja cuidar da paz espiritual e da orientação moral e, ao Estado, cuidar da administração dos negócios públicos.


💡 3 Respostas

User badge image

Vinicius Da Silva Fonseca

Considera o homem como um animal político, mas um animal que pode desvirtuar-se e corromper-se. A tirania estaria justificada como necessária para se controlar as paixões humanas para restabelecer a normalidade nas relações políticas.

0
Dislike0
User badge image

kelma magalhaes

(A)É dever do Estado a administração da política, mas cabe à Igreja assegurar que a finalidade da política, o bem comum na esfera pública, ocorra mediante a participação direta da Igreja nos negócios do Estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais