Buscar

ATIVIDADE 3 Padrões de projeto de software são recursos utilizados para melhorar a qualidade dos projetos e têm o objetivo de ...

PERGUNTA 1


Padrões de projeto de software são recursos utilizados para melhorar a qualidade dos projetos e têm o objetivo de fornecer boas práticas para problemas encontrados em diversas atividades no desenvolvimento de softwares. Existem algumas topologias que os definem, e os processos de criação dos objetos são abstraídos dos padrões de projetos. O objetivo, portanto, é que os padrões façam com que o sistema se torne independente da mesma forma como são os seus objetos. Nesse contexto, disserte como cada um dos 4 grupos de padrões pode modificar a arquitetura de software.


💡 3 Respostas

User badge image

Thiago Luiz Matos

Padões de projeto são soluções prontas para problemas repetitivos, em projetos de software os padrões de projeto utilizam muito de características da Orientação Objetos, como herança e polimorfismo, além da reescrita de códigos para facilitar o projeto. Os Principais autores que norteiam os padrões de projeto Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides mais conhecido como Gang of Four(GoF) em seu Livro Design Paterns, dividiram os padrões de projeto em três grandes classificações: Padrões de Criação, Padrões Estruturais e Padrões Comportamentais.

Sendo assim, primeiramente vamos falar sobre os Padrões de Criação, como o próprio nome ja diz são padrões responsáveis pela forma como os objetos serão criados no projeto. Então ele facilita junto à arquitetura na quando e como serão criados os objetos necessários ao projeto, reduzindo assim a complexidade do projeto. 

Seguindo, temos os Padrões Estruturais se preocupam como a forma como as classes e objetos são compostos para formar estruturas maiores e mais complexas. Utilizando da reescrita e de herança para que nao aumente muito o código fonte, facilitando na parte do planejamento do projeto.

E por fim temos os Padrões Comportamentais, são responsáveis pelo comportamento dos objetos na comunicação sem que esses objetos conhecam os outros que estão se comunicando, utilizando muito de encapsulamento e herança faz com que a equipe que está desenvolvento o software se preocupe somente com a forma que eles se comunicam e sobra mais tempo para se concentrar em outros detalhes.


15
Dislike0
User badge image

Ricardo Lima Filial SP

Processos distribuídos é feita pela troca de mensagens a forma mais simples de comunicação entre processos de um sistema distribuído. As mensagens são armazenadas em pacotes chamados datagramas. As mensagens são trocadas entre processos localizados em máquinas distintas. Os protocolos garantem que processos consigam estabelecer a comunicação mesmo em plataformas diferentes ou tecnologias diferentes.

Pode se dizer que a utilidade que se destaca em um sistema distribuído é na qual os componentes de hardware ou software, localizados em computadores interligados em rede, comunicam-se e coordenam suas ações apenas enviando mensagens entre si. Essa definição simples abrange toda a gama de sistemas nos quais computadores interligados em rede podem ser distribuídos de maneira útil. Tendo como principal característica a necessidade de compartilhamento de recursos entre elementos de uma rede.

O compartilhamento de recursos é um bom motivo para os SD (sistema distríbuído ). Recursos podem ser compartilhados por diferentes servidores e consumidos por clientes. Serviços podem ser compartilhados através da internet, sendo encapsulados em objetos que podem ser acessados por outros objetos ou por aplicações cliente.

Como se vê, os sistemas distribuídos abrangem muitos dos desenvolvimentos tecnológicos mais significativos atualmente e, portanto, um entendimento da tecnologia subjacente é absolutamente fundamental para o conhecimento da computação moderna. A figura também dá um vislumbre inicial da ampla variedade de aplicações em uso hoje, desde sistemas de localização relativa, conforme os encontrados, por exemplo, em um carro ou em um avião, até sistemas de escala global

 

O mecanismo de comunicação entre processos usa middleware para simplificar a comunicação. O middleware é um programa mediador que faz a mediação entre programas e aplicações de diferentes protocolos de comunicação, realizando o transporte de dados e informações desses programas.

 

Com o crescimento da tecnologia e o maior acesso à internet também vem crescendo demasiadamente o uso de jogos online , e-comerce, mais principalmente pesquisas na web. vêm sendo os principais paramentros de modelos de sistemas distribuídos onde servidores cada vez mais potentes diminuem distâncias e trazem produtos de diversos segmentos para dentro de nossas casas.

A comunicação precisa ser confiável em termos de integridade e validade. Um serviço de mensagem ponto a ponto pode ser considerado confiável se houver garantir de que a mensagem foi entregue, independente da perda ou eliminação de um número razoável de pacotes.

7
Dislike0
User badge image

Cleysson Soares

Padões de projeto são soluções prontas para problemas repetitivos, em projetos de software os padrões de projeto utilizam muito de características da Orientação Objetos, como 

herança  e polimorfismo, além da reescrita de códigos para facilitar o projeto. Os Principais autores que norteiam os padrões de projeto Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides mais conhecido como Gang of Four(GoF) em seu Livro Design Paterns, dividiram os padrões de projeto em três grandes classificações: Padrões de Criação, Padrões Estruturais e Padrões Comportamentais.

Sendo assim, primeiramente vamos falar sobre os Padrões de Criação, como o próprio nome ja diz são padrões responsáveis pela forma como os objetos serão criados no projeto. Então ele facilita junto à arquitetura na quando e como serão criados os objetos necessários ao projeto, reduzindo assim a complexidade do projeto. 

Seguindo, temos os Padrões Estruturais se preocupam como a forma como as classes e objetos são compostos para formar estruturas maiores e mais complexas. Utilizando da reescrita e de herança para que nao aumente muito o código fonte, facilitando na parte do planejamento do projeto.

E por fim temos os Padrões Comportamentais, são responsáveis pelo comportamento dos objetos na comunicação sem que esses objetos conheçam os outros que estão se comunicando, utilizando muito de encapsulamento e herança faz com que a equipe que está desenvolvendo o software se preocupe somente com a forma que eles se comunicam e sobra mais tempo para se concentrar em outros detalhes.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais