Buscar

Quais são as obrigações de quem trabalha

Respostas

User badge image

Roney Di Carvalho

Bater ponto

0
Dislike0
User badge image

Mariana Almeida

Todo tipo de empresa te como obrigação

Salário
Férias
13 salário entre outros
0
Dislike0
User badge image

heitor costa

1) As obrigações do empregado.

As obrigações do trabalhador nascem em virtude do contrato de trabalho, assim, ele tem a missão contratual de prestar serviços, cumprir as regras, obedecer a hierarquia funcional, transferir a condução do seu trabalho ao chefe, de entregar o produto desenvolvido pelo seu esforço ao empregador, dentre outras inúmeras obrigações, desde que sejam permitidas pela Lei.

2) Os deveres do empregado.

O trabalhador deve fidelidadediligênciacolaboração, respeitar a situação hierárquica dos seus superiores, colegas de serviço e outros sujeitos que estejam no ambiente de trabalho. Jamais o empregado deve ofender alguém, seja com palavras ou com agressões físicas.

O artigo 482 da CLT dispõe sobre o dever de fidelidade na negociação habitual, concorrência e habilidade (alíneas a c) está previsto alínea a; o dever de diligência da figura da desídia, conhecido como ausência de cuidado ou atenção no serviço (alínea e); dever de colaboração nas faltas denominadas de indisciplina e insubordinação (alínea h).

Caso o trabalhador descumpra essas regras, ele pode ser despedido por justa causa, conforme se compreende da leitura do artigo acima citado.

3) Os direitos do empregado.

Os direitos do trabalhador se relacionam com a contraprestação dos serviços prestados, sendo cada contrato de trabalho ajustado de uma maneira previamente acordada entre o empregado e o empregador, tendo por base as leis trabalhistas o acordo coletivo e trabalho e a convenção coletiva de trabalho de cada categoria, logo não é salutar explicar de uma forma detalhada todos os direitos do empregado.

De uma forma mais abrangente, o empregado tem direito a uma jornada de trabalho, salário, salário-família, décimo terceiro salário, horas extras, férias, férias coletivas, intervalo de descanso, licença maternidade/paternidade, adicional noturno, repouso semanal, vale-transporte, FGTS, PIS, insalubridade, periculorisade, contribuição sindical, seguro desemprego, rescisão de contrato, acordo/convenção coletiva de trabalho.

Atente-se para o artigo 449 da CLT: "os direitos oriundosda existência do contrato de trabalho subsistirão em caso de falência, concordata ou dissolução da empresa".

Em algumas situações, a remuneração deve ser paga ao empregado, simplesmente, pela razão do mesmo estar à disposição do patrão, juridicamente denominado empregador. Noutros casos, o trabalhador tem direito de receber o salário mesmo se não trabalhar, como acontece quando há hipóteses de interrupção do contrato de trabalho.

Desta forma, trabalhador e empregador figuram em polos diferentes, cada qual assumindo uma função.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina