Buscar

No que concerne às cantigas de gênero lírico, apresente os aspectos que caracterizam cada uma: cantigas de amigo e cantigas de amor.

💡 1 Resposta

User badge image

claudia cioccari

Apesar de serem escritas por homens, as cantigas de amigo tinham no seu eu-lírico sempre uma mulher. O tema principal tratado neste tipo de cantiga era a lamentação feminina pela falta que sentia do amado. Vale ressaltar que, neste tipo de cantiga, a palavra amigo não é utilizada no sentido que damos a ela hoje.

Aqui, amigo é sempre utilizado no sentido de namorado. Portanto, se encontrar uma cantiga sobre uma mulher lamentando a falta de seu homem amado, não tenha dúvida, é uma cantiga de amigo..

Ao contrário do que acontece nas cantigas de amigo, as cantigas de amor sempre apresentam um eu-lírico homem. O tema mais comum deste tipo específico de cantiga é o amor não correspondido.

É possível perceber que neste tipo de cantiga o trovador vai destacar em seu texto as qualidades da mulher amada, se colocando como seu vassalo, ou seja, como alguém inferior a ela, enquanto colocava a mulher como pura e inatingível..

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais