Buscar

Das responsabilidades do psicólogo presentes no Código de Ética

Das responsabilidades do psicólogo presentes no Código de Ética, o primeiro artigo na alínea (a) refere que “São deveres fundamentais do psicólogo, conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código”, portanto é preciso conhecer as normas que regulamentam a profissão. Vale lembrar que a conduta ética de um profissional não se sustenta apenas no seu Código de Ética, devendo resultar de ações humanas, de uma doutrina, de um sentido pleno de vida e cultura. Diante do entendimento do Código de Ética do Psicólogo, analise os pontos a seguir e coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada opção abaixo e em seguida assinale a alternativa CORRETA:

 

(    ) Ao psicólogo é atribuída a função social de promover a saúde e a qualidade de vida, de promover a análise crítica das situações e a realidade que o rodeia e de ser agente de transformação.

(   ) Nos princípios fundamentais é enfocado o respeito pelo outro e por sua integridade, com a observância do princípio da benevolência; a importância da formação, da responsabilidade profissional e do aprimoramento pessoal e profissional.

 (    ) O atual Código de Ética Profissional do Psicólogo reflete a importância e o reconhecimento do papel social do psicólogo ao longo das décadas, mas principalmente sua ação a nível individual visando sanar as dúvidas e dificuldades apresentadas pelo sujeito para posterior atuação nos diferentes seguimentos da sociedade.

(  ) Quase todos os artigos e alíneas se baseiam nos princípios da Não-Maleficência, Beneficência, Autonomia e Justiça, buscando sempre minimizar os riscos envolvidos em quaisquer procedimentos.

(  ) Os dilemas éticos estão sempre presentes em situações passíveis de desencadearem conflitos de interesses, sejam religiosos, educacionais, econômicos, ideológicos, sociais, científicos, assistenciais e pessoais.


💡 2 Respostas

User badge image

Iria Junqueira

V V F V V

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais