Buscar

Como dar procedimento em uma queixa crime ?

💡 5 Respostas

User badge image

Marcelo Moraes

Os crimes contra a honra estão definidos nos artigos 138139 e 140 do Código Penal, são Calúnia, Difamação e Injúria, em todos os casos, o autor da ofensa deve ter a intenção de ofender, isto é, o ânimo de atingir a honra do ofendido, não haverá crime se ele tiver mencionado os fatos possivelmente ofensivos com outra finalidade, todos serão vistos e explicados nesta etapa do trabalho, iremos iniciar pela Calúnia:

Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

§ 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

§ 2º - É punível a calúnia contra os mortos.

Exceção da verdade

§ 3º - Admite-se a prova da verdade, salvo:

I - se, constituindo o fato imputado crime de ação privada, o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível;

II - se o fato é imputado a qualquer das pessoas indicadas no nº I do art. 141;

III - se do crime imputado, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença irrecorrível.


Na Calúnia, o autor do delito atribui ao ofendido uma conduta que é definida na lei como criminosa, é uma mentira contada sobre alguém, agindo de má-fé, é dizer afirmações falsas sobre alguém, de forma que ofenda a honra daquela pessoa, caluniar é acusar alguém publicamente de um crime. Como mencionado acima, está prevista no artigo 138 do código penal, e faz parte do conjunto de crimes contra a honra. O crime de calúnia pode ter pena de reclusão de 6 meses a 2 (dois) anos, além do pagamento de multa, no caso de comprovar o crime, ou seja, de oferecer provas da sua veracidade, evita-se a condenação, a ação penal de calúnia é privada e ajuizada na vara criminal.

Pesquisando para o trabalho, encontramos que na área eleitoral também pode haver a Calúnia Eleitoral, que é uma ação penal pública e está prevista no artigo 324 do código eleitoral, a calúnia eleitoral também é crime, e ocorre quando é imputado uma acusação falsa a um candidato a cargo eletivo, para fins de propaganda eleitoral e com a intenção de obter vantagens na eleição.

Denunciação Caluniosa

Existe um crime assemelhado aos delitos contra a honra, denominado Denunciação Caluniosa, o qual, na verdade, é considerado pelo código penal como crime contra a administração da justiça. Ele ocorre quando alguém, sabendo que uma pessoa é inocente, dá causa a investigação policial, a processo judicial, a investigação administrativa, a inquérito civil ou a ação de improbidade administrativa contra ela, atribuindo-lhe crime.

0
Dislike0
User badge image

Paulo Bello

190

0
Dislike0
User badge image

Inajar Souza

A ação penal privada é iniciada sempre através da queixa, que não se confunde com a notitia criminis (notícia crime) realizada pela polícia e que as pessoas vulgarmente chamam de “queixa”.


O Direito Penal não possui aplicação imediata.

Nenhum indivíduo po ser punido pelo Direito Penal sem que sua responsabilidade seja reconhecida.


ão Penal

 é um direito de se exigir do Estado a aplicação do direito penal ao caso concreto.

É o direito do Estado ou da pessoa ofendida de ingressar em juízo, pleiteando a responsabilização e condenação do autor da infração penal.

A ação penal é um desdobramento do devido processo legal, exigido para que o Estado-Juiz faça valer sua pretensão punitiva contra os infratores.

Constituição Federal


Art. 5˚ (...)


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais