Buscar

Alguém sabe como fazer uma queixa - crime ?

Respostas

User badge image

Maiara Casagranda

Segue um modelo:

 

 

QUEIXA CRIME


EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ____________ - UF.

 

____________, brasileiro, solteiro, ____________, RG nº ___________, CPF nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, nº ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 1), o qual recebe intimações a Rua ____________, nº ___, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: (__) ___-______, na cidade de ____________, UF, vem respeitosamente à presença de V. Exa. oferecer

QUEIXA CRIME, contra

____________, brasileiro, solteiro, ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, nº ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, de acordo com as seguintes razões de fato e de direito:

1 - Em data de __/__/____, o querelante estava reunido com seus amigos no bar ___________, pertencente a ___________, localizado à Rua ___________, nº ____, Bairro ___________, nesta cidade. Todas às sextas-feiras, ___________ e seus amigos reúnem-se neste bar para conversar, após o término do horário de trabalho.

2. Por volta das ______ horas o querelado, que já se encontrava no interior do referido estabelecimento, veio em direção ao querelante e, com animus de ofender a honra objetiva do mesmo, passou a dizer, com a voz alterada, para todos que estavam presentes, que o querelante é ladrão, que no emprego que trabalhava anteriormente, na empresa ____________, o mesmo havia furtado valores por diversas vezes, que com esse dinheiro comprou um carro novo...

3. O querelante realmente trabalhava para a empresa ____________, porém ocorreu a rescisão do seu contrato de forma amigável, pois passou a trabalhar com seu irmão. Através do valor recebido pela rescisão, o querelante adquiriu um carro novo. Faz prova de suas alegações através da declaração do diretor da empresa ____________.

4 - Sendo assim, as imputações desonrosas, tipificadas como crime, são totalmente falsas e descabidas.

5 - Segundo o artigo 138 do Código Penal:

"Art. 138. Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

§ 1º Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

§ 2º É punível a calúnia contra os mortos."

6 - De acordo com o artigo citado anteriormente está configurado o crime de calúnia, pois o querelado atribuiu ao querelante fato falso definido como crime (art. 138 do CP).

Isto posto, requer:

a) o recebimento e processamento da presente queixa-crime;

b) a citação do querelado;

c) a oitiva das testemunhas arroladas em anexo;

d) a procedência total desta ação, condenando o querelado na pena cominada ao delito praticado na forma discriminada nesta queixa.

Nestes Termos,

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

____________

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando