A maior rede de estudos do Brasil

No âmbito jurídico, as leis mais importantes...

No âmbito jurídico, as leis mais importantes que atendem aos direitos da criança estão na Constituição Federal de 1988 e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) de 1990. Para além destes dois importantes documentos, no texto do artigo 4º da Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, consta que:

“As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 dez. 2009. Seção 1, p. 18)


De acordo com o trecho do documento citado, bem como também com o que foi estudado na unidade, pode-se afirmar que

:

I – Nas Diretrizes, encontramos uma concepção que confirma que a criança é sujeito histórico e de direitos, criativa e produtora de cultura.

II – A concepção de criança presente é fruto de uma longa construção histórica, que levou a avanços educacionais e à visibilidade da infância como importante etapa do desenvolvimento humano.

III – Uma vez que são sujeitos ativos e produtores de cultura, porém ainda em desenvolvimento psicomotor, as crianças pouco contribuem para a construção do mundo dos adultos e na construção social.


Assinale a alternativa correta:


Apenas II e III estão corretas.


Apenas I e II estão corretas, sendo que a II complementa I.


Apenas I e III estão corretas, sendo que a I justifica a III.


Apenas I está correta.


Apenas I e III estão corretas.


PedagogiaFMU

1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes