Buscar

No âmbito jurídico, as leis mais importantes...

No âmbito jurídico, as leis mais importantes que atendem aos direitos da criança estão na Constituição Federal de 1988 e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) de 1990. Para além destes dois importantes documentos, no texto do artigo 4º da Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, consta que:

“As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 dez. 2009. Seção 1, p. 18)


De acordo com o trecho do documento citado, bem como também com o que foi estudado na unidade, pode-se afirmar que

:

I – Nas Diretrizes, encontramos uma concepção que confirma que a criança é sujeito histórico e de direitos, criativa e produtora de cultura.

II – A concepção de criança presente é fruto de uma longa construção histórica, que levou a avanços educacionais e à visibilidade da infância como importante etapa do desenvolvimento humano.

III – Uma vez que são sujeitos ativos e produtores de cultura, porém ainda em desenvolvimento psicomotor, as crianças pouco contribuem para a construção do mundo dos adultos e na construção social.


Assinale a alternativa correta:


Apenas II e III estão corretas.


Apenas I e II estão corretas, sendo que a II complementa I.


Apenas I e III estão corretas, sendo que a I justifica a III.


Apenas I está correta.


Apenas I e III estão corretas.


💡 2 Respostas

User badge image

lucas tatiane

Alternativa a: Apenas I e II estão corretas, sendoi que a II complementa a I

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais