A maior rede de estudos do Brasil

Manoel por Manoel...

Manoel por Manoel:

 “[...] Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas que comparação. Porque se a gente fala a partir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas garças, de um pássaro e sua árvore. Então eu trago das minhas raízes crianceiras a visão comungante e oblíqua das coisas. Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina. É um paradoxo que ajuda a poesia e que eu falo sem pudor. Eu tenho que essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela. Era o menino e os bichinhos. Era o menino e o sol. O menino e o rio. Era o menino e as árvores. [...]”

 BARROS, M. de. Memórias inventadas: As Infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p. 187.

 A partir dos seus conhecimentos sobre as diversas formas de viver a infância, analise as questões a seguir:

 I. ( ) As infâncias são vividas das mais diversas formas, dependendo dos contextos sociais e culturais; assim, não há apenas um tipo de criança ou um tipo de infância

 II. ( ) As crianças produzem cultura a partir daquilo que vivenciam e aprendem no grupo cultural em que nascem, nas conversas com as pessoas com quem convivem, brincando com outras crianças

 III. ( ) A infância pode ser reconhecida como a fase de descobertas do indivíduo, um período em que a criança, desde que nasce, é apresentada e inserida em um grupo cultural, com costumes e ideias específicas do contexto em que vive.

 IV. ( ) A infância é considerada uma categoria geracional de caráter relacional, pois é histórica e socialmente construída, através da participação das crianças em suas culturas e geração com as dos adultos, instâncias mutuamente entrelaçadas.

 V. ( ) Apesar do conhecimento sobre a existência de diversas formas de viver a infância, pode-se considerar que, até dois anos de idade, período em que as crianças começam a falar, a forma como elas enxergam o mundo é muito parecida, pois são muito pequenas para estabelecerem relações complexas.

 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


a.V, V, F, F, V


b.F, F, V, F, V


c.V, V, V, V, F


d.V, V, F, V, F


e.F, F, F, V, F


PedagogiaFMU

1 resposta(s)

User badge image

Bru

Há mais de um mês

C. vvvvf
C. vvvvf

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes