Buscar

Qual Diferenca entre fiscalizacao preventiva, fiscalizacao concreta e fiscalizacao sucesssiva?

💡 1 Resposta

User badge image

João Santos

Fiscalização preventiva tem um objeto limitado, só podendo ser sujeitas a este tipo de fiscalização as normas de convenções ou acordos internacionais e os diplomas com valor formal de lei. É um controlo apenas de constitucionalidade, e a legitimidade ativa para formular o pedido é também bastante reduzida – apenas podem pedir este tipo de fiscalização o Presidente da República.

Fiscalização concreta, determinada na norma, poderá ser, prontamente, desencadeado processo de fiscalização abstrata e objetivando a declaração de inconstitucionalidade ou ilegalidade com força obrigatória e geral (art. 281, 3)

Fiscalização sucessiva é o tipo de competência exclusiva do TC que assume maior importância na ordem jurídico-constitucional portuguesa, sendo um importante instrumento para o equilíbrio de poderes entre os distintos órgãos de soberania.

Quanto ao objeto, podem ser submetidas a controlo quaisquer normas. Dada a indeterminabilidade deste conceito, o Tribunal desenvolveu o seu próprio conceito funcional de norma para efeitos de controlo. Jurisprudência, entende-se por norma qualquer ato praticado no exercício de um poder ou uma competência estadual, lato sensu, de conformação do ordenamento jurídico objetivo ou sob a correspondente forma – isto é, praticado no exercício de um poder normativo público. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais