Buscar

Acerca da imparcialidade da investigação criminal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

A investigação criminal, enquanto investigação científica, tem como objetivo, através de procedimentos metodológicos rigorosos a busca da verdade real acerca de um fato delituoso. Assim sendo, obrigatoriamente deve resguardar a imparcialidade, ou seja, deve ser realizada sem a influência ou interesses de qualquer natureza, a fim de produzir elementos probantes adequados e idôneos. Acerca da imparcialidade da investigação criminal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 


I- A imparcialidade da investigação criminal possibilita ao órgão julgador uma decisão prudente.


PORQUE 


II- As absolvições ou condenações na esfera penal não podem ter como causa fatos infundados. 


Assinale a alternativa CORRETA:

a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 

💡 5 Respostas

User badge image

Juscelino Cardoso

c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.A investigação criminal deve ser imparcial, não podendo ter vinculação com a defesa e nem com a acusação. A investigação tem como principal objetivo impedir que haja acusações sem fundamentos, ou absovições que colobore com a impunidade. Nesse sentido as absovições ou condenações na esfera penal não podem ter como causa fatos infundados. Os fundamentos dos fatos, vão cooperar para que o órgão julgador tenha uma decisão prudente.
3
Dislike0
User badge image

Virginia Diego

Resposta C (as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.)
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais