A maior rede de estudos do Brasil

TERMOQUIMICA

Para a maioria das pessoas, a pergunta "Você está com febre?" significa o início de um diagnóstico médico. Na verdade, uma variação de temperatura corporal em apenas alguns graus é indício de que algo vai mal. A manutenção de uma temperatura quase constante é uma das funções fisiológicas mais importantes do corpo humano. Qual é o papel da termoquímica nestas relações para o controle da temperatura?

a)

Cerca de 40% da energia produzida é usada para realizar trabalho na forma de contrações musculares e atividades das células nervosas. O restante é armazenado na forma de gordura.

b)

Para entender como são os mecanismos de aquecimento e resfriamento do corpo, pode-se considerá-lo um sistema termodinâmico. A energia interna do corpo aumenta por intermédio da ingestão de alimentos.

c)

O calor é transferido da vizinhança para o corpo, principalmente nos dias quentes, o que faz com que se aumente a produção do suor em decorrência desta alta taxa de transferência.

d)

Roupas quentes diminuem a perda de calor por convecção quando o tempo está com temperaturas mais frias. O resfriamento por evaporação ocorre quando o suor é gerado na superfície da pele, por meio das glândulas sudoríparas, de modo que o processo consiste em uma conversão exotérmica.

e)

A velocidade com que ocorre o resfriamento do corpo por meio do suor aumenta com o aumento da umidade do ar.

Química

UCEFF


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes