A maior rede de estudos do Brasil

A leitura e a escrita são conhecimentos que vão sendo construídos ao longo da escolarização, desde a Educação Infantil?

Pedagogia

ESTÁCIO


2 resposta(s)

User badge image

Frederick A. S. Araujo

Há mais de um mês

com certeza, na educação infantil, se dá os primeiros passos para a leitura e a escrita.

com certeza, na educação infantil, se dá os primeiros passos para a leitura e a escrita.

User badge image

Flavia Miqueli

Há mais de um mês

As respostas a tais questões podem ser encontradas no decreto nº 9.765, publicado no dia 11 de abril de 2019, que instituiu a Política Nacional de Alfabetização (PNA) como uma das metas do Ministério da Educação para os 100 primeiros dias do governo do Presidente Jair Bolsonaro. Tomando como referência o relatório final “Alfabetização Infantil: os novos caminhos”, elaborado a pedido da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, o PNA tem, como um dos seus princípios, “a ênfase no ensino dos seis componentes essenciais para a alfabetização: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção escrita”. Em relação à Educação Infantil, entre suas diretrizes, o PNA ressalta a importância do desenvolvimento da linguagem oral e de habilidades fundamentais para a alfabetização na educação infantil, o que parece propor que essa etapa da educação básica seja uma preparação para a entrada no Ensino Fundamental, mais especificamente para o ciclo de alfabetização que, a partir da BNCC, passou a envolver os dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

Em relação ao contexto francês, até 2014 o ciclo de alfabetização envolvia o último ano da Educação Infantil e os dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Como abordado por Chartier (2007), no último ano da Educação Infantil (primeiro ano do ciclo de alfabetização) as crianças deviam ter a oportunidade de fazer numerosas descobertas sobre a existência do código escrito, seu funcionamento, suas regras de correspondência, cabendo à turma de alfabetização (CP) o ensino mais sistemático do código alfabético, com base nos conhecimentos que os alunos já teriam construídos.

Em 2015 houve uma mudança na organização dos ciclos no sistema francês. O Ciclo 1 passou a envolver os três anos da Educação Infantil2 e o ciclo 2, “ciclo das aprendizagens fundamentais”, engloba os três primeiros anos do Ensino Fundamental (CP, CE1 e CE2). O Programa de ensino francês relativo ao ciclo das aprendizagens fundamentais (Ciclo 2), publicado no Boletim Oficial especial no 11 de 26 de novembro de 2015, explicita que, no referido ciclo, a língua francesa constitui o objeto de aprendizagem central, e deve envolver a oralidade, a leitura e a escrita. O documento faz referência às competências desenvolvidas na Educação Infantil, relacionadas, entre outras coisas, à descoberta do princípio alfabético.

Essa pergunta já foi respondida!