Buscar

Processo civil 1, pergunta?

Em demanda indenizatória por danos materiais proposta por Astolfo em face de Gertrudes, esta não ofereceu sua defesa (i.) e propôs demanda incidental (ii.) em face do autor e de seu irmão, Arcebíades, na qual foi apresentado pedido de reparação de danos morais.

Em decisão fundamentada, o juiz afirmou que em razão de contradição entre as alegações do autor e as provas por ele juntada aos autos, deixaria de considerar verdadeiras estas alegações (iii.). Após tal pronunciamento judicial, Astolfo peticionou requerendo a desistência da ação e, por consequência, a extinção do processo, incluídas as duas demandas (iv.). A reconvinte trouxe algumas provas documentais em sua reconvenção e em razão da desigualdade entre as partes, o juiz determinou que, na demanda reconvencional, os reconvindos produzissem provas em relação às alegações da reconvinte (v.). Ao analisar as provas constantes dos autos o juiz percebeu que algumas delas não estão disciplinadas pelo Código de Processo Civil (vi.) e que uma das provas produzidas pelo reconvindo demonstra a veracidade de um fato alegado pela reconvinte (vii.). Tendo sido homologado o pedido de desistência da demanda originária, o juiz passou ao julgamento da demanda reconvencional e, ao julgá-la procedente, condenou os reconvindos a pagar à reconvinte a quantia de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), bem como à obrigação de não fazer (eventos noturnos que ultrapassem 22hs) (viii.). Independentemente de ordem judicial, a reconvinte solicitou a averbação da cópia da sentença perante o cartório de registro imobiliário, para fins de instituir direito de preferência em relação ao bem dos reconvindos (ix.). Após o trânsito em julgado, estando insatisfeita com a quantia recebida, Gertrudes propõe outra demanda para discutir os mesmos fatos e formula o mesmo pedido de condenação dos réus ao pagamento de danos morais (x.). Tendo em vista a situação hipotética apresentada, identifique os relevantes institutos processuais e discorra a respeito de cada um deles, demonstrando necessariamente ou acerto ou equívoco no caso hipotético.

💡 8 Respostas

User badge image

Fernanda Tomaz

Alguém conseguiu achar essa resposta? Também estou precisando
3
Dislike0
User badge image

Marco Aurélio Coelho

QUERO A RESPOSTA DE QUESTAO...

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

como identificar uma peça processual?

Direito Processo Civil I Avaliando

Anhanguera

User badge image

Vera Borges

Question Icon

O JUIZ PODE PROCEDER DESSA FORMA ?

Direito Processo Civil I Avaliando

ESTÁCIO

User badge image

Elton Fernandes Gonçalves Mira

Question Icon

Para quê serve o prazo processual?

Direito Processo Civil I Avaliando

DEVRY

User badge image

Nezia Mucavel