Buscar

Poderiam me ajudar ?

1) Pesquise os motivos que levaram ao esgotamento do protocolo IPv4.

2) Pesquise sobre as medidas e tecnologias adotadas para conter o esgotamento do IPv4. Escolha uma medida e explique o seu funcionamento.

QUESTÃO - Imagine que sua empresa precisará adotar o protocolo IPv6. Os protocolos IPv4 e IPv6 não são compatíveis pois o IPv6 não foi projetado para ser uma extensão ou uma complementação ao IPv4. Ele foi concebido para ser um substituto que resolve o problema do esgotamento de endereços. Sendo assim:

3) Pesquise sobre as técnicas de transição para implantação do protocolo IPv6 em uma rede IPv4.

4) Escolha umas das técnicas existentes e explique, resumidamente, seu funcionamento. Ao final faça

uma conclusão da pesquisa.

💡 1 Resposta

User badge image

Marcos Corrêa

Respostas:

1) O esgotamento IP se dá por termos um número limitado a distribuir, um desperdício grande que foi minimizado com i uso das máscaras que só deu uma sobrevida ao IPv4. No início o IPv4 trabalhava com as classes de IP que tornavam o desperdício muito grande, por exemplo. Ainda há vários IPs que são reservados, diminuindo ainda mais a oferta.

2) Podemos citar como medidas para conter o esgotamento o uso de máscaras de subrede e o NAT. As máscaras de subrede permitem um melhor aproveitamento dos endereços IPs disponíveis, minimizando o desperdício que acontecia quando usávamos as classes de IP.

3 e 4) Algumas das principais técnicas de transição são:

  • pilha dupla - em que o dispositivo apresenta um endereço IPv4 e um endereço IPv6 simultaneamente. Essa é a técnica padrão escolhida para a transição para IPv6 na Internet e deve ser usada sempre que possível. Os equipamentos mais modernos têm essa capacidade.
  • túneis - permitem que diferentes redes IPv4 comuniquem-se através de uma rede IPv6, ou vice-versa.
  • tradução - permitem que equipamentos usando IPv6 comuniquem-se com outros que usam IPv4, por meio da conversão dos pacotes.


Conclusão até que tenhamos um parque de dispositivos que seja capaz de comunicar-se exclusivamente em IPv6 vamos ficar um bom tempo trabalhando com conversões ou com dispositivos capazes de trabalhar com as duas pilhas ativas. Um grande impeditivo da migração de IPv4 para IPv6 é justamente a necessidade de troca de muitos equipamentos, dentre eles alguns equipamentos robustos e caros que estão em pleno funcionamento, mas que só conseguem trabalhar com IPv4.





3
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais