Buscar

Alguém me explica como ocorre a regulacao da pressão arterial por favor?

Respostas

User badge image

Ellaa Marques



A regulação da pressão arterial sistêmica é um desafio para o nosso sistema cardiovascular. O fluxo sanguíneo para os tecidos do nosso corpo é impulsionado pela diferença de pressão entre os lados arterial e venoso da circulação. 
2
Dislike0
User badge image

Lisa Cunha

Regulação da pressão arterial (PA)

A manutenção da PA, conforme observado na figura 3, pode ocorrer mediante atuação de uma série de mecanismos (que atuam a curto, médio e longo prazo). No entanto, utilizaremos como exemplo de sistema de controle a regulação da PA pela atuação dos barorreceptores.

 Figura 3: Mecanismos responsáveis pela regulação da pressão arterial (PA). (Fonte: GUYOTN, 2017).

Controle renal do volume sanguíneo

Resposta isquêmica do SNS

Barorreceptores

Quimiorreceptiores

Relaxamento por estresse

Vasoconstrição por renina-angiotensina

Deslocamento de líquido

Aldosterona

A contribuição destes mecanismos pode ocorrer a curto (segundos ou minutos), médio (horas) e a longo prazo (dias).

Os barorreceptores estão localizados nas paredes dos vasos onde ocorre a bifurcação das artérias carótidas comuns, na região do pescoço, e também no arco da artéria aorta, na região do tórax, estimulados em resposta ao estiramento da parede arterial.

Quando ocorre uma elevação da pressão arterial, os barorreceptores (sensor de entrada ou input) enviam impulsos nervosos para o tronco cerebral, onde estão localizados os principais neurônios que regulam os sistemas nervosos autônomos parassimpático e simpático. O tronco cerebral (centro de integração) promove uma resposta excitatória para o sistema nervoso parassimpático (SNP) e uma resposta inibitória para o sistema nervoso simpático (SNS).

A ativação do SNP e redução do SNS ocasionam a diminuição da atividade de bombeamento do coração e, também, a dilatação dos vasos sanguíneos periféricos (efetores de saída ou output), permitindo o aumento do fluxo sanguíneo pelos vasos. Ambos os efeitos irão ocasionar a diminuição da PA, trazendo-a de volta à faixa de normalidade.

Inversamente, a redução da pressão arterial promoverá menor resposta de estiramento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, dos barorreceptores.

Sendo assim, o tronco cerebral promoverá a inibição do SNP e, por sua vez, a ativação do SNS, causando o aumento do bombeamento cardíaco e a vasoconstrição dos vasos periféricos. O resultado final será a elevação da pressão arterial, trazendo-a de volta ao normal. (GUYOTN, 2017, p. 7)

 Baroreceptor Reflex Control of Blood Pressure 1 (Fonte: Pham Minh / Youtube).

1
Dislike0
User badge image

Cinthia Goulart

O SRAA regula a pressão arterial média por meio da regulação do volume sanguíneo. É um reflexo mais lento que o barorreceptor por ser hormonalmente mediado. É ativado em resposta à diminuição da pressão arterial. 

A diminuição da Pa ativa o SRAA, produzindo um conjunto de respostas tentando normalizar a Pa. A resposta mais importante é o efeito da aldosterona aumentando a reabsorção renal de Na⁺. Ao se promover a reabsorção de Na⁺, aumenta-se o volume do LEC e o volume sanguíneo, com isso ocorre aumento do retorno venoso, e pelo mecanismo de Frank-Starling, aumento do débito cardíaco e da pressão arterial.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina