Buscar

Quais areas um assistente social pode trabalhar

💡 11 Respostas

User badge image

Claudia Chaves

Existem várias áreas entre elas estão; Saúde ( hospitais, postos etc...), educação(escolas), Cras, Creas, asilos, orfanatos, prefeituras,conselho tutelar, no Judiciário, e etc...

1
Dislike0
User badge image

Duda Souza

Área da saúde, educação, privada, entre outras.

1
Dislike0
User badge image

Adriana Cunha


Serviço Social na educação


A presença dos assistentes sociais nas instituições de ensino representa uma tendência de compreensão da educação em uma dimensão mais Integral, envolvendo os processos sócio institucionais e as relações sociais, familiares e comunitárias que constroem a educação cidadã, presente em diversos momentos da vida social. Esses assistentes estão inseridos em âmbitos escolares de caráter público e privado.


Serviço Social na saúde


Na saúde os assistente sociais funcionam como interlocutores entre pacientes, familiares, funcionários e sistema de saúde, promovendo uma interação clara entre os processos hospitalares. O profissional desenvolve, ainda, atividades de natureza educativa e de incentivo à participação da comunidade para atender as necessidades de coparticipação dos usuários no desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção, recuperação e controle do processo saúde/doença.


Serviço Social na área sociojurídica


O Serviço Social tem seu espaço de trabalho dentro do judiciário, atuando como “peritos” e com isso poderão assumir responsabilidade sobre a vida de pessoas que estão em situações de vulnerabilidade social, que necessitam de proteção judicial.


Esses profissionais estão inseridos em ambientes como: Secretarias de Segurança Pública, Delegacias, Forças Armadas, Penitenciárias; Tribunais de Justiça, Promotorias, Defensorias Públicas e Serviços de Assistência Jurídica.


Serviço Social em empresas


O trabalho do assistente social no segmento empresarial visa beneficiar tanto o funcionário quanto a empresa, na resolução ou na contenção de situação conflituosa e/ ou de dificuldades na produção ou nas relações sociais cuja atuação em alguns casos é estendida à família dos funcionários. Nesse ramo, sua atuação está atrelada a contratantes como indústrias, empresas públicas e privadas, órgãos patronais de Serviço Social (SESC, SESI e SSR).


Além dessas áreas, existem outros campos de atuação onde o formado em Serviço Social pode exercer funções de sua área, como: Assistência Social Pública, Conselhos de Políticas Públicas, Ensino e Pesquisa, Habitação, Movimentos Sociais, Previdência Social e Terceiro Setor.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais