Buscar

um país tenha relação produto-capital de 0,3. Para que possa atingir uma taxa de crescimento de 6,0%, a sua taxa de poupança deverá ser de?

Nos ensinam VASCONCELLOS e GARCIA que “o modelo pioneiro de crescimento econômico é o modelo de Harrod-Domar, que destaca a importância de três variáveis básicas para o crescimento: taxa de investimento, taxa de poupança e relação produto-capital. Trata-se de uma visão mecânica e simplificada, mas ajudou a identificar a atuação das variáveis econômicas estratégicas para promover o crescimento econômico. Em síntese, no modelo de Harrod-Domar, a taxa de crescimento do produto y (y’) é determinada por y`= s x v em que s = taxa de poupança = S/y (propensão a poupar); v = relação marginal produto-capital = Δy/Δk = Δy/l. A poupança agregada é S, y, a renda nacional, ΔK, o aumento do estoque de capital, que é a própria taxa de investimento agregado I, todas as variáveis definidas num mesmo período de tempo. A taxa de poupança é a parcela da renda nacional y não consumida (também chamada propensão média a poupar). Representa a fonte de financiamento do investimento.

Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 303.

 

Considere que um país tenha relação produto-capital de 0,3. Para que possa atingir uma taxa de crescimento de 6,0%, a sua taxa de poupança deverá ser de:

s = 20%.

s = 15%.

s = 22%.

s = 25%.

s = 18%.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais