Buscar

Para nós naturologos.. Quais os desafios de colocar em prática os princípios da naturologia e o diferencial do Naturologo na saúde

💡 2 Respostas

User badge image

Geovanna Avanso

Sobre o que eu aprendi no decorrer dos anos estudando a Naturologia, uma das coisas que percebi foi isso, o desafio de colocar em prática os princípios da Naturologia, a medicina integrativa está se abrangendo mais no decorrer dos anos, mas mesmo assim não é uma pratica confiada e utilizada por todos, ainda existe vários tabus que você vê, ouve, lê sobre pessoas que são acostumas com as práticas hospitalar, com remédios fortíssimos, e tratamentos à base de químicas que podem ser mudado por trás desse tabu todo.

Até as pessoas começarem a perceber os benéficos enormes que existe atrás da medicina integrativa, os grandes e inúmeros benéficos por trás dos tratamentos complementares que existe na Naturologia, e que pode ser usado junto com o tratamento padrão que o interagente é acostumado a utilizar em sua vida.

Um dos desafios também é ser aceita no espaço da saúde como uma real terapeuta, tenho um exemplo de quando uma amiga passou em uma consulta com uma Naturologa, e ela receitou uma dieta ayuvedica, e depois a amiga veio me pedir ajuda também, quando veio se referir para mim sobre a Naturologa, não sabia como dizer, falou “a mulherzinha medica lá” e não “A naturologa”.

Acho que um dos maiores desafios é fazer as pessoas entenderem que existem outros tipos de medicina sem ser a convencional (a que recorremos hoje), e “desmistificar” o que tanto chamam de algo “místico” ou “holístico”. Tem bem essa insegurança do interagente que não conhece bem das praticas ainda e o medo de estar jogando fora seu dinheiro, ou não querer pagar o tanto que o tratamento vale por medo e insegurança de saber se não vai funcionar 100% também pelo fato de não termos um órgão para regularizar, regulamentar e fiscalizar a profissão.

O maior diferencial do naturologo na saúde e que ele vai entender o porquê X problema aconteceu com você, vai querer saber a raiz desse problema e porque isso se desencadeou de você. O naturologo vai te diagnosticar te dar ideias, dicas de mudar seu estilo de vida, desde alimentação a exercícios para que certos problemas se solucionem, fazer o possível para que você tenha uma experiencia de vida muito melhor dali para frente, não apenas te passar um remédio e pedir para sair do seu consultório, vai ter muitas práticas complementares nesse tratamento desde estilos de vida até praticas complementares para ajuda da soluções de seus problemas. Esse e o maior diferencial do naturologo na saúde. 

2
Dislike0
User badge image

Viviane Alonso

O profissional da Naturologia atua a partir de uma visão multidimensional do processo saúde-doença, que reconhece o homem em seus aspectos físico, emocional e social e utiliza as relações de interagência considerando o indivíduo cuidado como participante ativo no seu processo de cura. Valoriza o cuidado humanizado, a escuta acolhedora, a empatia e o não julgamento, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a autonomia da pessoa assistida. Além disso, utiliza de práticas integrativas e complementares no cuidado e na atenção à saúde. Os desafios em colocar em prática os princípios da Naturologia começa no próprio indivíduo e na forma como a sociedade encara o processo saúde-doença. Vivemos em uma sociedade onde se pratica a terceirização da saúde, onde o indivíduo doente entrega ao médico a responsabilidade da sua cura. O médico propõe tratamentos e mudanças de hábitos sem considerar fatores físicos, emocionais e ambientais que fazem o indivíduo ter hábitos que o levaram a doença em questão. Além disso, a superespecialização da medicina que cada vez mais segmenta o ser humano em peças cada vez menores, propondo tratamentos que “curam” uma parte da doença, mas causam efeitos colaterais piores do que queixa inicial.

O diferencial do naturólogo em sua atuação na área da saúde é a retomada de uma abordagem integral da saúde com ênfase na humanização dos atendimentos para a formação e fortalecimento do vínculo terapêutico, é a relação de interagência que faz do processo terapêutico naturológico um caminho para a autoconsciência e para o cuidado de si. O naturólogo cuida da saúde e não da doença, sendo um trabalho complementar para auxiliar no tratamento, priorizando o bem-estar do interagente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais