Buscar

Discuta brevemente acerca da problemática da segunda condição de paz para Kant?

💡 4 Respostas

User badge image

Ana Paula Evangelista

A segunda condição de paz para Kant seria a criação de uma Federação de Estados, hoje conhecida como organização internacional, que estaria  em prol da paz. Isso se concretizaria séculos mais tarde com a criação da Liga das  Nações e, sucessivamente, com a Organização das Nações Unidas (ONU) após a  falha de sua antecessora.

Contudo, conflitos surgidos durante a Guerra Fria, além da própria guerra em si, fizeram com que a eficácia dessa organização entrasse em pauta. O dilema da segurança internacional foi remodelado e assumiu um novo papel. Sistemas de legítima defesa coletiva, como alianças militares como a OTAN, como é mais bem explicado no texto, não são mais suficientes para tratar do problema da segurança.

A paz no ambiente doméstico reflete diretamente em âmbito internacional. Para Kant, um país plenamente democrático seria avesso à violência e teria mais chances de refletir isso em sua política externa. Embora haja controvérsias, “[..] a democratização e a organização internacional são as duas estratégias que permitem estancar as fontes principais do recurso à violência nas relações internacionais” (p.32).

Mesmo diante de críticas, para Immanuel não há outro caminho, é preciso reivindicar instituições de solução de conflitos transnacionais, promovendo medidas de ajuste e arbitragem.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais