Buscar

Como decorar ou fixar melhor as regas verbais no modo ativo e passivo? Tenho uma dificuldade enorme na hora de converter a frase

💡 2 Respostas

User badge image

Alex Lipis

Recomendo a você um canal no Youtube, procure por Flávia Rita, há muitas dicas e certamente sanará muitas de suas dúvidas a respeito da matéria.

1
Dislike0
User badge image

Valter Branco

Se você estiver falando de vozes verbais,a Voz Ativa segue a seguinte ordem/estrutura:

Sujeito Ativo (substantivo ou pronome que conjugam o verbo), verbo (palavra que exprime AFEME), complemento (que/quem sofre a ação). Legenda:

Ex.: Meu amigo agride a mãe. Ação

Ex.: Meu amigo está agredindo a mãe. Fenômeno natural

Estado

Mudança de Estado

Perceba que o sujeito (Meu amigo) prática ação/verbo (agredir) e quem sofre é o complemento (mãe). Na passagem para voz passiva você vai usar esse mesmo raciocínio: procurar quem bate e quem sofre.

A Voz Passiva é dividida em dois tipos:

Analítica. Estrutura/ordem: Sujeito Paciente (complemento na voz ativa) + Locução Verbal (2 ou mais verbos significando apenas uma AFEME) + Agente da Passiva (Sujeito Ativo).

Ex.: A mãe está sendo agredida pelo meu amigo

Perceba que a mãe continua sofrendo a agressão e meu amigo ainda está agredindo, as diferenças foram a ordem da frase e a locução verbal. Na conversão da ativa para passivar sempre será adicionado mais um verbo.

Sintética. Estrutura/ordem: Verbo + pronome “se” + Sujeito Paciente.

Ex.: Agride-se a mãe.

Ex.: Está-se agredindo a mãe.

Perceba novamente que "a mãe ainda está sofrendo a agressão", porém "meu amigo" sumiu. Para lembrar das estruturas diferenciando corretamente os tipos de vozes passivas, relacione a Analítica com a palavra "maior", pois a frase será maior nesse tipo.

Decorar essa estruturas é essencial, porém se você entender o que é cada elemento das vozes e saber suas funções apresentará um melhor resultado. Além disso, é preciso entender um pouco de sintaxe (pelo menos o período simples) e sobre morfologia dos verbo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais