Buscar

Cite as principais forma de divisão celular e seus respectivos exemplos??

💡 4 Respostas

User badge image

Vitória Andrade

As formas de divisão celular são elas meiose e mitose.A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.
Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esse processo inicia-se após o período de interfase, que compreende o momento entre duas fases de divisão celular.A meiose é um tipo de divisão celular em que há formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Nesse processo, ocorrem duas divisões celulares consecutivas, as quais são chamadas de meiose I e meiose II. Na meiose I, temos as seguintes etapas: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Já na meiose II, temos as etapas: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

0
Dislike0
User badge image

Denzel Turan

HÁ somentes duas que são a mitose e a meiose- a mitose é quando uma celula diploide(com o total de 23 pares de cromossomos) da origem a duas novas celulas com o mesmo numero de cromossomos, esse tipo de divisão tem principal função do crescimento de um organismo. já no caso da meiose, uma celula diploide da origem a quatro novas celular com metade do numero de cromossomos, ou seja haploide com somente 23 cromossomos. a meiose tem função na formação das celular germinativas como os espermatozoides e os ovulos. como ambos espermatozoides e ovulos são haploides com a fecundação do espermatozoide no ovulo forma-se uma celula chamada zigoto diploide, herdando metade dos cromossomos do pai e metade da mãe.

0
Dislike0
User badge image

Ursula Adriana Moreira

dddddddddddddddddeewewwwwwwwwwwwwwwwwe

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais