A maior rede de estudos do Brasil

Tecnicas e Estrategias de leitura

Pedagogia

UNIASSELVI


4 resposta(s)

User badge image

Dani XXI

Há mais de um mês

Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura.

Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura.

User badge image

Diieska Bruna

Há mais de um mês

As estratégias de leitura reúnem as diversas técnicas e métodos que facilitam a leitura e, consequentemente, a compreensão dos textos.

Praticamos a leitura com finalidades específicas seja para estudar, aprender, entreter, obter alguma informação, dentre outros.

Veja abaixo os principais técnicas que auxiliam no processo de leitura.

1. Ler com atenção

Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo.

Se não compreender, volte e releia. E ainda, se aparecer algum termo que não saiba o significado, o importante é recorrer ao dicionário e voltar ao texto.

2. Sintetizar as principais ideias do texto

Tal qual um resumo, vale apontar os principais temas e/ou assuntos abordados pelo texto.

Por isso, a técnica indicada acima é muito importante e complementa esta técnica. Portanto, leia com atenção, e aos poucos vá assinalando as palavras-chave do texto.

3. Ler nas entrelinhas

Esse recurso é muito interessante perceber no momento em que estamos lendo o texto.

Assim, o conceito de “ler nas entrelinhas” define a leitura que fazemos além do texto, ou seja, baseia-se nas adivinhações e inferências que realizamos e que não está escrito em palavras no texto.

Por exemplo, podemos perceber a posição de um autor sem que esteja escrito. Essa estratégia é facilitada a partir dos conhecimentos prévios que já possuímos.

4. Manter o hábito da leitura

Além da importância da leitura na vida social e para ampliação do universo cognitivo, adquirir o hábito da leitura facilitará cada vez mais a compreensão dos textos.

A partir disso, o vocabulário, a imaginação e a criatividade aumentam, e não somente o texto escrito, mas a produção de texto oral, melhora muito. Em resumo, quanto mais lemos, melhores leitores nos tornamos.

5. Praticar a leitura em voz alta

Se possível, realize a leitura do texto em voz alta e perceba toda sua estruturação, desde palavras, virgulas, discursos, etc.

Em muitos casos, isso facilita a leitura e a compreensão dos textos. No entanto, algumas pessoas preferem ler em silêncio. Portanto, faça o teste e veja o que você prefere.

6. Variar a leitura dos textos

Outra boa estratégia de leitura é variar o tipo de texto que se lê, de forma que a abordagem de cada um é diferente bem como seu conteúdo; e isso ampliará ainda mais sua compreensão.


Assim, leia livros, jornais, revistas, quadrinhos, textos acadêmicos, etc. Isso também facilitará a interpretação, aumentando seu vocabulário.

Note que a linguagem pode variar de formal para informal, e ainda de verbal e não-verbal (imagens, fotos, gráficos, etc) dependendo do tipo de texto.

Leia mais sobre os Tipos de Textos.

7. Produzir textos

Não somente a leitura supre as necessidades de nosso cérebro de aumentar sua capacidade intelectual.

É fato que uma pessoa que tem o hábito da leitura possui mais facilidade para produzir um texto.

Isso ocorre justamente porque ao lermos estamos aumentando nossa capacidade de comunicação bem como nosso repertório interpretativo.

Portanto, uma boa dica para facilitar cada vez mais a leitura é a escrita, ou seja a produção de textos.

Saiba mais sobre o tema em Produção de Textos - Como Começar?

A Importância da Leitura

A leitura e a escrita são práticas sociais muito importantes e que devem ser desenvolvidas desde a infância. Lembre-se que a leitura é uma atividade complexa de produção de sentido.

Sua importância reside no desenvolvimento das habilidades mentais, na compreensão do mundo e na ampliação dos conhecimentos, a partir dos diversos textos que o compõe (verbal e não-verbal).

A leitura e a interpretação de texto

Note que a interpretação de texto está intimamente relacionada com o ato de ler, na medida que é considerada uma das principais chaves para seu entendimento.

Afinal, a leitura só é efetivada com sua interpretação, ou seja, não basta ler ou decodificar os códigos linguísticos (compreender as palavras), faz-se necessário interpretar essa leitura construindo uma rede de significados.


User badge image

Juliana Carvalho Oliveira

Há mais de um mês

Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão”.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes