Buscar

Como a redução na concentração de proteínas no plasma aumenta a TFG?

💡 2 Respostas

User badge image

Silvana Sostruznik Pereira

uma diminuição na concentração plasmática arterial de proteínas, como a que ocorre, por exemplo, na doença hepática, reduz a pressão oncótica arterial e tende a aumentar a taxa de filtração glomerular (TFG), enquanto uma elevação na pressão oncótica arterial tende a reduzir a TFG.

0
Dislike0
User badge image

Unicórnio tiriço

 Uma pessoa com cirrose do fígado apresenta uma redução na síntese de proteínas plasmáticas pelo fígado, incluindo a albumina, que é a principal proteína responsável pela pressão oncótica no sangue. Essa diminuição na concentração de proteínas plasmáticas resulta em uma redução da pressão oncótica no sangue, que é um dos fatores que influenciam a filtração glomerular. A pressão oncótica é uma força atrativa exercida pelas proteínas plasmáticas, como a albumina, que retém a água dentro dos capilares glomerulares. Ela atua como um contrapeso à pressão hidrostática glomerular, que impulsiona a filtração de líquido através das paredes capilares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais