Buscar

Como entender Dissociação da Hemoglobina?

Respostas

9 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

lorraine valim rodovalho

Trata-se de uma curva em forma de S, que representa a quantidade de oxigênio preso à hemoglobina em função da pressão parcial do oxigênio (pO2).

A afinidade da hemoglobina pelo gás oxigênio aumenta com o aumento da pressão parcial do O2. Por exemplo, nos alvéolos pulmonares, a pressão parcial do O2 é de 104 mmHg e, nessa pressão, a hemoglobina fica 98% saturada.


Já nos tecidos, onde a pressão parcial do O2 é da ordem de 40 mmHg, a saturação da hemoglobina é de 70%, o que significa que cerca de 28% do gás oxigênio é liberado da hemoglobina (para as células dos tecidos).

Em uma situação de atividade física mais intensa, devido ao grande consumo de O2 pelas células, a pressão parcial do oxigênio cai para cerca de 12 mmHg. Nesta situação, a saturação da hemoglobina cai para cerca de 8% (veja que quase todo oxigênio ligado à hemoglobina solta-se dela e vai para o tecido que está com consumo de O2 elevado).

Abaixo, a curva de dissociação do oxigênio na hemoglobina de um adulto, na hemoglobina fetal e na mioglobina (proteína presente nas fibras musculares, responsável pelo transporte de oxigênio para a respiração celular).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina