Buscar

Anatomia do membro inferior joelho

Respostas

15 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Mary Caveski

A articulação do joelho é formada pela interação de três ossos: fêmur, tíbia e patela. Na verdade, a articulação toda consiste em duas articulações abrigadas um uma única cápsula, que é reforçada por vários ligamentos intra e extra-capsulares..

A articulação do joelho é uma articulação em dobradiça, capaz de realizar principalmente flexão e extensão, mas também um pequeno grau de rotação. Estes movimentos são realizados com a ajuda de vários músculos da coxa e da perna. Os extensores do joelho são os quatro músculos que formam o quadríceps femoral, enquanto os flexores incluem o bíceps femoral, o semitendinoso, o semimembranoso, o sartório, o poplíteo e o gastrocnêmio. Como qualquer estrutura no corpo humano, o joelho também precisa de suprimento sanguíneo e nervoso. As artérias que suprem o joelho são as seis artérias geniculares, que envolvem a articulação. Juntamente com outras artérias da extremidade inferior, elas formam a anastomose genicular. Elas se originam da artéria poplítea, a continuação direta da artéria femoral, posteriormente ao joelho. A principal veia do joelho é a veia poplítea. Ela recebe sangue transportado por todas as veias da perna, e se esvazia na veia femoral. Os principais nervos do joelho são os nervos geniculares, que se originam dos nervos tibial e fibular/peroneal comum, os principais ramos do nervo isquiático (ciático) da coxa. Além disso, o joelho é inervado ainda pelo ramo articular do nervo obturador e os ramos musculares do nervo femoral.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina