Buscar

Explique as seguintes variações nos raios atômicos ou iônicos: (a) I-> I > I+; (b) Ca2+ > Mg2+ > Be2+; (c) Fe > Fe2+ > Fe3+.

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Amud

a) Quado o átomo ganha um elétron ele ficará negativo, pois os haverá mais elétrons que prótons em sua estrutura e os elétrons sofreram repulsão na eletrosfera, por isso o raio do ânion é maior que o raio do átomo no estado fundamental e consequentemente maior que raio do cátion.

b) Descendo uma coluna, o aumento da distância média de elétrons exteriores a partir do núcleo faz com que o tamanho das partículas aumente.

c) Os elétrons de valência 4s no Fe são, em média, mais afastados do núcleo do que os elétrons 3d, então Fe é maior do que Fe2+. Uma vez que existem cinco 3d em Fe2+ pelo menos um orbital deve conter um par de elétrons. A remoção de elétrons para formar um Fe3+ reduz significativamente repulsão, aumentando a carga nuclear sofrida por cada um dos outros elétrons d e diminuindo o tamanho do íon.

0
Dislike0
User badge image

Aretusa Freire

Em A e C, a variação é decorrente da quantidade de elétrons na espécie, quanto menos elétrons, menor o átomo.


Em B é ocasionada pelo crescimento no tamanho atômico observado de cima para baixo na família dos metais alcalinos terrosos, quando se observa os átomos da mesma com cargas iguais, como no caso em questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais