Buscar

Considerando o texto ABAIXO, analise as afirmações abaixo

A síndrome da apnéia/hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) corresponde a um distúrbio respiratório do sono caracterizado por episódios recorrentes de obstrução total (apnéia) ou parcial (hipopnéia) da via aérea superior por período igual ou maior que 10 segundos. A sonolência diurna é a manifestação clássica, entretanto, outros sintomas como ronco, sono agitado, baixa concentração e fadiga podem estar presentes. A SAHOS é uma doença de alta prevalência, acometendo 5% da população ocidental, sendo mais freqüente em homens (4%) que em mulheres (2%) até a menopausa, quando esses números se igualam.

A fisiopatologia da SAHOS é bastante complexa, visto que sua expressão e gravidade resultam de interações entre alterações anatômicas e fisiológicas. Quaisquer fatores que reduzam o calibre das vias aéreas, que reduzam o tônus dos músculos, os quais participam da função respiratória, ou que levem a um aumento da pressão inspiratória são predisponentes para o desenvolvimento da SAHOS.

A hipoxemia (diminuição de O2) e hipercapnia (retenção de CO2) é um dos sintomas mais prevalentes e também contribuem para o desencadeamento do despertar e ocorrem simultaneamente com esforço respiratório máximo ao final das pausas respiratórias. O principal fator desencadeador dos despertar é o nível crítico de esforço inspiratório. Os quimiorreceptores sinalizam para os centros respiratórios aumentarem o estímulo para a musculatura respiratória, aumentando o esforço respiratório ao final de uma pausa até o ponto crítico quando ocorre o despertar.

Texto adaptado de: Pacheco, F.Y.R., dos Anjos, E.S., Maia, A.B.F. 2015. Síndrome da apneia/hipopneia obstrutiva do sono: artigo de revisão bibliográfica. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa. n.29, v.12, p.45-52, out-dez., 2015.

Considerando o texto acima, analise as afirmações abaixo.


I - A faringe não pertence às vias aéreas superiores e, portanto, não participa da fisiopatologia da apnéia do sono. Ela é um órgão envolvido exclusivamente na fisiologia do deglutição.

II - A SAHOS pode resultar de uma disfunção do Centro Respiratório, localizado no Tronco Encefálico, o qual exerce um controle central sobre os músculos respiratórios, sendo o diafragma o principal deles.

III - É possível relacionar a condição de hipercapnia com um distúrbio de alcalose.

IV - Os quimiorreceptores periféricos que sinalizam para os centros respiratórios aumentarem o estímulo para a musculatura respiratória são sensíveis às variações sanguíneas de O2 e CO2, mas respondem em menor grau às alterações de CO2.


É correto apenas o que se afirma em:


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais